Após a Câmara dos Deputados aprovar, nesta quarta-feira (21), um Projeto de Lei que prorroga os prazos de execução e de prestação de contas e permite a utilização dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, os artistas goianos terão, a partir de agora, quase R$ 50 milhões distribuídos em editais para a categoria.
A medida teve apoio do governo de Goiás e de outros governos porque flexibliza a burocracia do projeto, desta forma ajuda os artista que passam por diversos problemas decorrentes da pandemia da covid-19.
De autoria do Senado, e que partiu da iniciativa da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), o projeto socorre estados e municípios prorrogando os prazos de utilização de R$ 3 bilhões repassados em apoio ao setor cultural. O secretário de Cultura do Estado de Goiás, Casar Moura, disse que todos os editais já estão prontos.
“A Secretaria de Cultura tem os editais prontos para usar todo o recurso da Lei Aldir Blanc, e só aguardávamos a liberação do Congresso Nacional. Já conversamos com vários parlamentares, fomos a Brasília e a própria classe artística está empenhada para isso”, destaca.
O superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secult, Nilson Jaime, afirma que está trabalhando para esclarecer todas asdúvidas aos artistas do estado.
“São 21 editais para atender especificamente os segmentos. Estamos trabalhando com planejamento, realizando lives semanais para pessoas do interior e dando capacitação para sanar qualquer dúvida”, pontua.
Ainda de acordo Nilson Jaime, a secretaria já está em contao com os artistas para todos serem atendidos.
“As pessoas vão poder se inscrever, pois estamos criando as condições para que o edital atenda o artista”, afirma o superintendente.
Leia mais: Brasil reencontrará a Alemanha na fase de grupos do torneio de futebol masculino das Olimpíadas