A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta sexta-feira (19) mais uma testagem de antígeno da Covid-19. Assim como na última semana, os exames serão feitos por agendamento. O objetivo é monitorar as regiões que apresentam maior transmissibilidade do vírus sem, no entanto, promover aglomerações durante a espera. Os testes ocorrerão em seis escolas da capital, somente na modalidade pedestre. O agendamento estará disponível a partir das 12h desta quinta-feira (18), por meio de link na SMS.
A estratégia da testagem por agendamento se dá para evitar aglomeração de pessoas durante a espera, especialmente neste momento em que os índices de contaminação seguem altos. Além disso, a população terá “maior comodidade e agilidade no atendimento”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni. Ela frisa a importância da testagem neste momento. “Encontrando aqueles que estão assintomáticos, conseguimos fazer com que se isolem quebrando a cadeia de transmissão”, esclarece.
Quem tiver interesse em realizar o teste deve acessar o link ou o banner disponibilizado no canto inferior direito do site da SMS, a partir das 12h desta quinta-feira (18). Nos locais indicados, basta informar nome completo, CPF e endereço de e-mail. As guias também informam as escolas onde os testes serão realizados, bem como os horários disponíveis. Importante frisar que a testagem acontece somente na sexta-feira (19).
Os testes de antígeno são realizados em pessoas a partir de 12 anos de idade que não apresentam sintomas. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde. O procedimento é feito através da coleta do material no nariz por meio de swab, uma espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.
Balanço da testagem
Desde o início da testagem ampliada da população de Goiânia, no dia cinco de agosto, até a última sexta-feira (12) foram realizados 134.674 testes de antígeno, sendo que 16.168 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12%.
Leia mais: Senador Canedo publica decreto próprio e Pellozo defende autonomia do município