Mesmo com a vantagem conquistada de dois gols no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), no jogo da ida, o Vila Nova não conseguiu segurar o Ceará neste domingo (31), na segunda partida da final do Brasileirão de Aspirantes 2020. No tempo regulamentar, o Ceará foi superior na segunda etapa e venceu por 3 a 1 levando a partida para os pênaltis. Já na marca da cal, o Vozão foi melhor, não errou nenhuma cobrança e o goleiro Diogo defendeu duas vezes.
Anderson e Nikolas marcaram para o Vila. Já Rui e o zagueiro Luizão, erraram as cobranças em duas defesas do goleiro. Pelo lado cearense, Gabriel Lacerda, Alan, Thiaguinho e o goleiro Diogo marcaram, sacramentando a vitória do Ceará por 4 a 2 na cobrança de pênaltis. No segundo tempo, Rick, Buiú e Saulo Mineiro marcaram para o Ceará e o zagueiro Luizão balançou para o Vila Nova.
Com bola rolando
O primeiro tempo da final não foi de grandes emoções. Mesmo precisando da vitória, o Ceará pouco criou contra o Vila Nova que, por sua vez, tentou chegar por meio de contra-ataques. Os goleiros Clériston e Diogo pouco trabalharam na primeira etapa, não realizando nenhuma defesa difícil.
Já na segunda etapa, a situação para o Vozão melhorou, quando Igor foi expulso pelo lado vilanovense. Aos 21 minutos, ataque pela esquerda, na troca de passes veloz, o Ceará chegou ao gol com Rick que, entrou no segundo tempo para marcar.
Não demorou muito para o segundo acontecer. Aos 27 minutos, o lateral direito Buiú abriu para o chute de fora da área, o goleiro Clériston chegou a tocar na bola, ela ainda tocou na trave e entrou. Porém, em cobrança de escanteio, o zagueiro Luizão subiu mais alto que toda zaga cearense e diminuiu de cabeça para o Tigre, aos 35 minutos.
Se faltou emoção na primeira etapa, a decisão veio no segundo tempo. Aos 43 minutos, em cobrança de pênalti, Saulo Mineiro venceu Clériston e aumentou para o Ceará levando novamente a decisão para os pênaltis.
Cobrança de pênaltis
Nas cobranças de pênalti, Anderson e Nikolas marcaram para o Vila. Já Rui e o zagueiro Luizão, erraram as cobranças em duas defesas do goleiro Diogo. Já pelo lado cearense, Gabriel Lacerda, Alan, Thiaguinho e o goleiro Diogo marcaram, sacramentando a vitória do Ceará por 4 a 2 na cobrança de pênaltis.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro de Aspirantes – Final (Jogo de volta)
Ceará x Vila Nova
Data: 31/01/2021
Horário: 15h
Local: Cidade do Vozão, Fortaleza (CE)
Arbitragem
Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE)
Auxiliares: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Anderson Moreira de Farias (CE)
Cartões Amarelos
Ceará: Marthã, Gabriel Lacerda, Nailton, Rick,
Vila Nova: Igor 2x, Matheus Porto, Caíque, Lucca, Romário
Cartões Vermelhos
Ceará: –
Vila Nova: Igor
Gols
Ceará: Rick (21’ 2ºT); Buiú (27’ 2ºT) e Saulo Mineiro (43’ 2ºT)
Vila Nova: Luizão (35’ 2ºT)
Escalações
Ceará: Diogo, Buiú, Alan, Gabriel Lacerda, Nailton (Rick), Geovane (Thiaguinho), Marthã (Jadson), Cristiano (Luan), Rafael Carvalheira, Saulo Mineiro, Wesley (André Magno).
Técnico: Daniel Azambuja
Vila Nova: Clériston, Nikolas, Luizão, Danrlei, Éder, Igor, Matheus Porto (Tiburcio), Belusci (Romário), Rui, João Pedro (Anderson), Caíque (Lucca).
Técnico: Higo Magalhães
Leia mais: Vila Nova vence o Remo novamente e se torna o primeiro tricampeão da Série C