O último boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein na noite desta sexta-feira (11) informa que o prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), foi submetido a uma videotoracoscopia para controle de hemorragia pulmonar. O procedimento aconteceu na última quinta-feira (10) e, segundo o hospital, foi bem sucedido.
A cirurgia pela qual passou Maguito Vilela é cirurgia minimamente invasiva e feita para conter a hemorragia. Ele segue internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), em São Paulo, para tratar os efeitos da covid-19.
Ainda de acordo com o boletim médico, o ex-governador apresentou instabilidade hemodinâmica que está sob controle no momento. Ele segue traqueostomizado e com sedação profunda para possibilitar a adequada ventilação pulmonar.
Histórico
O político testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia e, em 27 de outubro, transferido para São Paulo.
Maguito foi entubado, pela primeira vez, em 30 de outubro após piora no quadro respiratório. Em 8 de novembro, ele voltou a respirar sem o equipamento.
O prefeito eleito apresentou piora e voltou à ventilação mecânica em 15 de novembro, dia da votação. Dois dias depois, o candidato iniciou o tratamento respiratório com ECMO, uma máquina que imita as funções dos pulmões.
Em 3 de dezembro, após testar negativo para Covid-19, Maguito foi transferido para um leito de UTI comum do hospital. Depois de dois dias, a ECMO foi retirada.
Leia mais:
Caiado afirma que Goiás vai receber vacina contra Covid-19 a partir de janeiro