A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), já realizou 243.141 testes desde o início da pandemia da Covid-19. Além de testes nas unidades de saúde e de pacientes com sintomas e seus contactantes em casa, houve também os inquéritos populacionais e as testagens ampliadas de antígeno na população.
Destes, 74.713 testaram positivo para covid-19 em Goiânia, segundo boletim divulgado neste domingo (22), pela Prefeitura de Goiânia. O número representa 30,7% da população testada na capital. Destes, 71.889 já estão recuperados da doença e 1.895 vieram a óbito.
Do total, 109.407 pessoas realizaram o de antígeno, tanto nas modalidades drive-thru e pedestre como nas coletas domiciliares. Outros 100.287 testes foram feitos nas unidades de saúde para identificar o vírus. Além disso, 33.447 testes de anticorpos para identificar quem teve ou não a doença, foram feitos por meio dos inquéritos populacionais.
“Somos uma das únicas capitais a utilizar o teste de antígeno, onde o resultado sai em poucos minutos e isso faz a diferença no controle da doença. A testagem tem, sem dúvida nenhuma, refletido na queda dos números de internações e óbitos”, esclarece a secretária de Saúde, Fátima Mrué.
“Com os testes temos a oportunidade de retirar de circulação aquelas pessoas que não apresentam sintomas, evitando assim que passem o vírus para outras, e encaminhar para tratamento quem precisa”, explica Mrué.
Leia mais: Primeira pesquisa do 2º turno aponta vantagem de 14,6 pontos para Maguito Vilela