9° Festival de Cinema Brasileiro começa hoje em Goiânia

0
(Foto: Divulgação)

Começa nesta segunda-feira, 23, às 19h30 o 9º Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (FestCine), promovido pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, Centro), com a exibição do longa “Encantados”. A sessão de abertura será marcada pela homenagem in memorian aos cineastas Luiz Cam Rubens e Ewald Filho e terá também a presença da atriz Ingra Liberato e da cineasta Tizuka Yamazaki.

O longa traz nomes como, José Mayer, Letícia Sabatella, Thiago Martins, Dira Paes, Angelo Antônio, Kathleen Ribeiro, Helena Palomanes, Manuela Oberg, João Vitor Silva, Mila Maria, Caio Bruno, Carolina Oliveira. O filme conta a história de Zeneida, uma adolescente que jamais se deixou passar por uma garota qualquer. Irreverente e luminosa, transforma-se quando é desafiada e luta para sobreviver.

A programação do festival vai até o dia 30 de setembro e será encerrada com debates sobre os filmes exibidos. No total, serão 22 filmes, sendo 10 longas (quatro de ficção, quatro documentários e duas animações) e 12 curtas (quatro de ficção, quatro documentários e quatro animações).

Considerado um dos maiores festivais de cinema do Brasil. O FestCine Neste ano é dedicado exclusivamente à produção cinematográfica goiana. Desde 2005, em suas mostras competitivas e paralelas, foram exibidos 121 curtas goianos de ficção, 89 longas metragens brasileiros e, documentário e animação, 247 vídeos universitários e 125 vídeos caseiros nas mostras competitivas do festival.

A entrada é gratuita todos os dias.