Por: Juliano Moreira
Ao longo dos últimos dias, um “fenômeno” chamou a atenção no futebol brasileiro. Durante jogos dos principais campeonatos estaduais e da Copa do Brasil, a zebra passeou em campo. Tudo começou no final de semana. Pelos campeonatos carioca, mineiro e paulista, vários clubes que não eram considerados favoritos venceram seus jogos. Em alguns casos, eliminando as equipes maiores e mais tradicionais.
Em Minas Gerais, o Athletic, de São João del Rei, derrotou o todo poderoso Atlético Mineiro por 1 a 0, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro. Quem também acabou sendo derrotado no primeiro jogo da fase semifinal de seu estadual foi o Fluminense, que perdeu para o Volta Redonda por 2 a 1.
Pior mesmo, só em São Paulo. Em jogo único pela fase de quartas de final, Corinthians e São Paulo acabaram ficando pelo caminho. Ambos foram eliminados nos pênaltis. No caso do Alvinegro, a eliminação veio para o Ituano depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal. Já o Tricolor acabou perdendo para o modesto Água Santa depois de um 0 a 0 nos 90 minutos.
Na Copa do Brasil, alguns dos times que “aprontaram” nos estaduais apareceram outra vez. Como são os casos do Volta Redonda e do Ituano. O Voltaço calou o Estádio Antônio Accioly e, nos pênaltis, passou pelo Atlético Goianiense, que havia chegado às quartas de final da edição do ano passado da competição mais rica do Brasil. Também nas penalidades máximas, o clube paulista superou o Ceará.
Mas as zebras não param por aí. Outra equipe goiana que acabou sendo surpreendida foi o Goiás. No Pará, o Esmeraldino não conseguiu passar pelo Águia de Marabá e acabou sendo eliminado após deixar a disputa ir para as penalidades máximas. Ainda ficaram pelo caminho o Red Bull Bragantino, que caiu, no tempo normal, para o Ypiranga-RS, e, por último, o Vasco, que viu o ABC o tirar nos pênaltis.