Vereador em Goiânia, Ronilson Reis (Podemos) apresentou nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, projeto que institui o Dia do Hétero.
O parlamentar protocolou o Projeto de Lei (PL) na Casa e tem objetivo de inserir a proposta no Calendário Oficial do Município de Goiânia. De acordo com Ronilson, o intento da proposta é afirmar o “orgulho em ser hétero”.
“É um dia para afirmar o orgulho em ser heterossexual, da mesma forma que existem tantas outras datas”, afirma Ronilson.
O PL do vereador goianiense ocorre logo após aprovação, na última terça-feira (21), por 15 votos a 1, do também projeto do “Dia do Orgulho Hétero”, na Câmara Municipal de Cuiabá, no Mato Grosso. Os parlamentares cuibanos votaram na proposta do vereador e tenente-coronel, Marcos Paccola (Cidadania), sob a justificativa de que a Constituição Federal estabelece o princípio da igualdade e que “tal garantia não pode ser restrita às minorias”.
A partir de agora, a proposta de Ronilson Reis segue para apreciação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, em seguida, deve ser votada no plenário, em primeira e segunda votação. Por fim, seguindo esse trâmite, o documento chega ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), para sanção ou veto.
De acordo com Ronilson Reis, trata-se de um projeto que busca exercer o direito da livre manifestação pacifica e pontua que o aspecto religioso, de maneira alguma, está inserido neste contexto.
Leia mais: Vereadores recuam e voltam a discutir aumento de vagas na Câmara só em 2022