Os senadores brasileiros poderão nos próximos dias votar dois pontos importantes para a política brasileira, a saber: o voto sobre o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e também a indicação de André Mendonça para o STF.
Dos três senadores goianos procurados pela reportagem da Rádio Bandeirantes para comentar o assunto, Jorge Kajuru (Podemos), segundo a assessoria, estava em viagem e não pôde antender a ligações.
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) disse que vota favoravelmente pela indicação de Mendonça à Suprema Corte. Sobre o impeachment de Alexandre de Moraes, o parlamentar disse — em tom conciliador — que ainda não definiu seu voto, se o processo for adiante na Casa.
“Trabalho pela união e harmonia entre os poderes. Um poder não pode invadir o outro. Todos tem de se respeitar”, proferiu o senador.
Já o senador emedebista Luiz do Carmo, deve votar a favor do impeachment contra Moraes, inclusive o goiano já apresentou um pedido contra o ministro. O parlamentar também acompanha o presidente Jair Bolsonaro na indicação de André Mendonça ao STF.
Andre Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em julho deste ano, para ocupar a cadeira deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou também nesse mês.
Nos bastidores, fala-se que após o protocolo do pedido de impeachment contra Moraes, nesta sexta-feira (20), pelo presidente Jair Bolsonaro, as chances de Mendonça passar na sabatina do Senado caíram vertiginosamente. Há quem já admita que não há a menor chance de Mendonça ser conduzido à superior corte da justiça brasileira.