Treinos em simulador e muita preparação para mais um Rally dos Sertões

Data:

Vai iniciar a 32º edição do maior rally das Américas, o Rally dos Sertões 2024, e para mais uma largada, que esse ano será em Brasília, os competidores passam por meses de treinamento e preparação em busca de um bom desempenho. Afinal, o percurso que inicia dia 23 de agosto, e contará com mais de 3.000 km distribuído em oito etapas desafiadoras, promete testar os limites de resistência e habilidade dos participantes.

A dupla Lélio Vieira Carneiro Júnior e Weberth Moreira, da FiFi Rally Team, que iniciou na década de 90 nos rallys de regularidade e coleciona inúmeros resultados expressivos no rally brasileiro, conta um pouco sobre como se preparam para as provas. “Habilidades como o reflexo precisam de recorrência no treino para serem aprimoradas. Além do simulador, investimos em treinos da parte muscular, de condicionamento aeróbico, de tempo de reação, entre outros. Então o treino não pode parar, quanto mais se treina, melhor fica a performance. Treino é repetição constante.”, explica o empresário e veterano do rally cross country, Lélio Júnior.

Para melhorar a eficiência, foi montado no QG da Fifi Rally Team um simulador totalmente customizado, produzido pela PRS com hardware de ponta e todos os acessórios necessários para dar a maior realidade possível nos treinamentos. O simulador possui imersão plena de 180 graus com três telas curvas, pedais com sensores de carga, placa controladora e shakes duplo para reproduzir com fidelidade as vibrações e diversas situações de pista, além de sistema de direção com servo motor de três fases para incremento do feedback de força.

Lélio conta que o simulador também possui plataforma com vibra-stop para estabilização e cintos de segurança com sistema de simulação de força G, sistema de controle de movimento com quatro atuadores lineares com servo motor industrial e fuso de esfera conectados a servo drives independentes e banco concha e cintos Sparco de competição com homologação FIA, o mesmo utilizado nos carros de rally. “Além dos treinos constantes tanto na academia quanto nos simuladores, temos que estar atentos a cada detalhe, o que deixa a adrenalina a mil nestes dias que antecedem a prova, mas o rally me ensinou a ser resiliente e a tomar decisões ágeis sob pressão. Enfrentamos adversidades em locais inóspitos, onde erros podem ser fatais, por isso é tão importante estarmos preparados.”, conclui Lélio.

Com o já tradicional número 321, Lélio Júnior e Weberth competirão entre os carros (CBA) a bordo do novo UTV Can Am Maverick R, na categoria Challenger. A Fifi Rally Team conta com o patrocínio de Rafatella Investimentos, BCJ, Asarock e Andbank, além do apoio da Happy Capital, CBDI, Fralle, Dub Boyz, DSX e Gasomix.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Calor intenso deve marcar novo veranico em Goiás, com máximas de até 42ºC

Segundo o Climatempo, o episódio deve ser mais abrangente e duradouro do que os registrados anteriormente neste inverno

Daniel Vilela promete transformar antigo HUGO no maior Hospital da Mulher do Brasil

O governador e candidato à reeleição Daniel Vilela (MDB)...

Goiás terá maior competição de futebol amador da história do Estado

Torneio reunirá 128 equipes de diferentes municípios e terá inscrições gratuitas; primeira edição será realizada ainda em 2026

Pré-venda de “Vingadores: Doutor Destino” pode começar às 13h no Brasil nesta sexta (14)

Informação ainda não foi confirmada oficialmente pela Marvel ou pela Disney; filme chega aos cinemas em dezembro