Transporte escolar de pelo menos 50 mil alunos em Goiás será rastreado via internet

Data:

O estado de Goiás terá novo modelo de gestão do transporte escolar em 2023, segundo informado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Transcolar Rural é um sistema de rastreamento da frota de ônibus por meio de georeferenciamento (GPS), com acompanhamento de rotas e quilometragem. 

O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já é adotado em Mato Grosso, Espírito Santo, Pará e Pernambuco, além de Minas Gerais. A principal vantagem, segundo a Seduc, é o aumento da segurança no transporte dos estudantes, já que os veículos podem ser monitorados em tempo real, por meio da internet.

Como o transporte escolar é operado em conjunto por estado e municípios, a ideia é uma parceria entre cidades e executivo estadual. “Agora precisamos da parceria com os prefeitos, porque temos alunos das redes estadual e municipal. Vou pedir uma audiência com a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e com a Federação Goiana dos Municípios (FGM)”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Outros benefícios do Transcolar Rural vão desde a otimização na utilização e economia dos recursos públicos, até a rápida identificação de intercorrências nos trajetos, o que facilita o acionamento de serviços de saúde e de segurança, em caso de necessidade.  Hoje são atendidos mais de 50 mil estudantes somente de escolas públicas estaduais que moram na zona rural.


Leia mais: Aneel deve aprovar venda da Enel na próxima terça-feira (29), informa Caiado

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

França vence Suécia por 3 a 0 e avança às oitavas de final da Copa do Mundo

Com dois gols de Mbappé e um de Barcola, seleção de Didier Deschamps mantém 100% de aproveitamento no Mundial e enfrenta o Paraguai na próxima fase

México bate o Equador por 2 a 0 e chega às oitavas da Copa com 100% de aproveitamento

Seleção anfitriã chega à quarta vitória consecutiva sem sofrer gols e avança às oitavas de final no Estádio Azteca

Com gol de Haaland no fim, Noruega vence Costa do Marfim por 2 a 1 e enfrenta o Brasil nas oitavas de final

Com gol de Haaland no fim, seleção europeia garante vitória por 2 a 1 e avança no Mundial

GO Game Festival 2026 terá R$ 50 mil em premiações e reúne atrações geek em Goiânia

Evento será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, no Passeio das Águas Shopping, com campeonatos de eSports, concursos, experiências interativas e criadores de conteúdo