Testagem grátis por agendamento retorna à região leste de Goiânia

O local de testagem será uma escola do Jardim Novo Mundo, bairro que nos últimos dois meses registrou o maior número de internações em decorrência da Covid-19.

0
Testagem Prefeitura de Goiânia
Esta é a nona semana de testagem realizada pela Prefeitura de Goiânia. (Foto: Reprodução / Secom Goiânia)

A testagem ampliada de antígeno para detecção da Covid-19 realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entra na nona semana e será realizada na quarta e quinta-feira desta semana (30 e 01). Os testes feitos com swab, espécie de cotonete, serão oferecidos na Escola Municipal Mônica Castro Carneiro no Jardim Novo Mundo, região Leste, das 08 às 17h, nas modalidades drive thru e pedestre.

“A SMS vem realizando a testagem de antígeno da população nos locais que têm os maiores índices de disseminação do vírus, a região Leste foi escolhida novamente, pois o bairro Jardim Novo Mundo é o que apresenta maior número de internações em decorrência da Covid-19 nos últimos dois meses” explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pessoni.

Os moradores dos 162 bairros que compõem a região Leste podem realizar o agendamento no site Biomega , onde devem informar 0 nome do bairro onde moram. No dia do teste será necessário apresentar o comprovante de endereço.

Os testes serão realizados em pessoas acima de 12 anos, que não apresentem sintomas. Para aqueles que apresentem sintomas, a orientação é que procurem uma unidade de saúde. O exame fica pronto em cerca de 20 minutos, após a coleta.

Os casos positivos serão encaminhados para uma equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros que estarão no local. Os profissionais realizarão o atendimento sem a necessidade de encaminhamento para uma unidade de saúde. Essa estratégia visa promover o isolamento social de pacientes positivos para a covid-19.

Balanço

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 05/08 até a última sexta-feira (25/09) foram realizados 84.258 testes de antígeno, sendo que 10.578 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12,6%.


Leia mais: Ministério Público solicita que Caiado tome medidas para controlar aglomerações em feriados