21.8 C
Goiânia
domingo, 9, novembro 2025

Temporal com granizo provoca estragos em Goiânia; prefeito aciona gabinete de crise

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Uma forte chuva acompanhada de granizo atingiu Goiânia nesta terça-feira (23), causando estragos em diferentes regiões da capital. O temporal, que durou cerca de uma hora e meia, acumulou até 78 milímetros de precipitação, com rajadas de vento de até 35 km/h, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). 

Foto: Henrique Augusto

Estragos pela cidade 

Na Marginal Botafogo, o córrego transbordou e alagou a via, derrubando parte de um muro às margens da pista. No sentido Norte/Sul, próximo à Rua 44, a contenção de concreto e gabiões cederam, trincando o asfalto e oferecendo riscos à circulação de veículos. O trecho foi interditado e sinalizado pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). 

A chuva também provocou a queda de 23 árvores em bairros como a Avenida Anhanguera, próximo à Praça das Mães, e ocasionou bloqueios de vias e alagamentos em diversos pontos. Outro caso grave foi o desabamento parcial do teto de uma unidade de saúde, que não resistiu ao volume de água. Apesar do susto, não houve feridos. 

Na Avenida Vera Cruz, no Setor Guanabara, houve rompimento de uma adutora da Saneago. O trânsito foi parcialmente liberado, com duas faixas da rotatória disponíveis para circulação, enquanto o trecho danificado segue isolado até a execução dos reparos definitivos. 

Foto: Alex Malheiros

Mobilização da prefeitura 

O prefeito Sandro Mabel (UB) percorreu áreas atingidas e destacou a atuação imediata das equipes municipais. Segundo ele, o gabinete de crise foi acionado assim que a chuva começou. 
“Desde o momento em que começou aquela chuva forte, nós acionamos o gabinete de crise. Ele funcionou bem. Já mandamos equipamentos para todos os pontos críticos, como a Marginal Botafogo, que sempre exige atenção. Assim que a chuva cessou, já tínhamos máquinas e caminhões no local”, afirmou. 

Mabel também ressaltou o trabalho da Comurg e da Seinfra na desobstrução de vias e remoção de árvores. “Antes mesmo das árvores caírem, já tínhamos equipes preparadas para agir e liberar as ruas rapidamente”, disse. 

Alertas e recomendações 

Durante a manhã de ontem (23), a Defesa Civil emitiu alerta por SMS sobre a possibilidade de chuvas intensas com raios e ventos fortes. O órgão, informou que as equipes seguem em pontos estratégicos para monitorar áreas de risco. 

A Equatorial Goiás também reforçou orientações de segurança, lembrando que as primeiras chuvas após o período de estiagem podem causar quedas de energia. A concessionária mantém equipes de plantão em todo o estado. 

Leia Mais: Mais de mil famílias goianas recebem escrituras de imóveis pelo programa Casas a Custo Zero

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Orientações de segurança: 

  • Evitar áreas alagadas e não estacionar veículos sob árvores; 
  • Não tentar atravessar ruas inundadas, especialmente motociclistas; 
  • Desligar aparelhos eletrônicos durante tempestades; 
  • Em caso de queda de fios, não tocar e acionar a Equatorial ou o Corpo de Bombeiros. 

Previsão do tempo 

Segundo o Cimehgo, a instabilidade deve continuar nos próximos dias. Para esta quarta-feira (24), a previsão é de sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas na capital, com acumulados de até 10 mm. As temperaturas variam entre 19°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 30% e 85%. 

Há risco de novas tempestades em pelo menos 50 municípios goianos, incluindo Goiânia, com possibilidade de granizo e ventos acima de 40 km/h. 

Foto: Thiago Rodrigues
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -