23.8 C
Goiânia
sexta-feira, 19, abril 2024
- Anúncio -

TBC dividiu grupos de debate de acordo com o número de parlamentares no Congresso

Este é o mesmo modelo que define o tempo de propaganda eleitoral dos candidatos no Rádio e TV.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Na noite desta quarta-feira (21), o candidato a prefeito de Goiânia, Major Araújo (PSL), deixou o estúdio da TV Brasil Central (TBC), onde ocorreria o primeiro debate entre os concorrentes ao Paço Municipal da capital. Inconformado, Major alegou que o formato do debate foi determinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), o que o impossibilitava de confrontar “a velha política”, citando inclusive, Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB).

O debate seria entre Major Araújo (PSL), Dra. Cristina Lopes (PL), Talles Barreto (PSDB) e Samuel Almeida (PROS). O último não compareceu alegando conflito de agenda. Este seria o segundo debate promovido pela emissora, já que na terça-feira (20), o que seria o primeiro entre Maguito Vilela (MDB), Vanderlan Cardoso (PSD), Adriana Accorsi (PT) e Elias Vaz (PSB) foi adiado para o dia 12 de novembro em função de Maguito testar positivo para o novo coronavírus.

Entretanto, o formato escolhido pela emissora foi definido de acordo com o número de parlamentares que cada coligação ou partido tem no Congresso Nacional. Este é o mesmo modelo que define o tempo de propaganda eleitoral dos candidatos no Rádio e TV. Foi criada uma lista em ordem decrescente, ou seja, do maior número de parlamentares no Congresso ao menor.

Desta forma, foram separados em quatro grupos de quatro candidatos para quatro dias de debate. De acordo com a emissora, não houve nenhum questionamento no momento da apresentação das regras, e após reunião virtual, os representantes foram à sede da Agência Brasil Central (ABC), em Goiânia, para assinar o documento.

Nota à imprensa

Em nota assinada pelo diretor de teledifusão, a Agência Brasil Central lamentou os fatos. O texto diz que “são nessas horas que o eleitor tem a clareza do preparo ou despreparo dos candidatos”. Além disso, a empresa afirma que o seu departamento de jornalismo “vai continuar trabalhando com seriedade, cumprindo o seu papel de informar e deixar que seus próprios telespectadores e ouvintes tirem suas próprias conclusões”, diz o documento.

Os grupos ficaram definidos da seguinte forma:

1º Grupo – Dia 20/10 (Terça-feira) – Adiado para 12 de novembro

Candidatos: Vanderlan Cardoso, Maguito Vilela, Elias Vaz e Adriana Accorsi

2º Grupo – Dia 21/10 (Quarta-feira)

Candidatos: Major Araújo, Dra Cristina, Talles Barreto e Samuel Almeida

3º Grupo – Dia 22/10 (Quinta-feira)

Candidatos: Alysson Lima, Virmondes Cruvinel, Manu Jacob e Cristiano Cunha

4º Grupo – Dia 23/10 (Sexta-feira)

Candidatos: Vinícius Gomes, Gustavo Gayer, Antônio Neto e Fábio Júnior

Leia a nota na íntegra

A Agência Brasil Central lamenta profundamente dois fatos que ocorreram no debate de ontem, dia 21. Um deles a ausência do candidato Samuel Almeida, que alegou conflito de agenda.

O outro foi o abandono do candidato Major Araújo, que compareceu ao debate, mas decidiu deixar o local por supostamente não concordar com as regras. No entanto, estranha-se o fato de sua assessoria ter assinado o documento que estabeleceu todas as condições do embate.

Ora, não existe forma mais justa e democrática do que promover debates. São nessas horas que o eleitor tem a clareza do preparo ou despreparo dos candidatos. É injustificável não participar de um momento como esse.

Afinal, qual compromisso de campanha pode ser mais importante do que estar frente a frente com concorrentes ao cargo e, sobretudo, com o cidadão? O jornalismo da Agência Brasil Central vai continuar trabalhando com seriedade, cumprindo o seu papel de informar e deixar que seus próprios telespectadores e ouvintes tirem suas próprias conclusões.

Rafael Vasconcelos – Diretor de Telerradiodifusão.


Leia mais: Partidos e candidatos tem até domingo (25) para enviar prestação de contas parcial

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -