A Taça das Favelas Goiás 2024, competição reúne atletas masculinos e femininos de periferias, comunidades e favelas no estado, começa neste fim de semana. A cerimônia de abertura e o início dos jogos acontecerão no CT do Goiás, o Coimbra Bueno, em Aparecida de Goiânia, no sábado (13), a partir das 9h. A previsão é que tanto no sábado, quanto no domingo, o evento aconteça das 9h às 17h.
A primeira fase contará com mais de 80 jogos em dois finais de semana, com entrada franca para toda a comunidade. Os locais das partidas serão confirmados na abertura.
Organizadora do evento, a Central Única das Favelas em Goiás (Cufa-GO) destaca que milhares de atletas terão a experiência de uma competição que significa para muitos um sonho, uma luta por um espaço no futebol.
“Quase 25 mil atletas de periferias iniciaram as peneiras e a disputa da Série B em abril, sonhando com esse momento da bola rolar na Série A e agora chegou o momento de fazerem a sua história”, afirma Breno Cardoso, presidente da Cufa-GO.
GERANDO OPORTUNIDADES
Em todo o Brasil, a Taça das Favelas chama a atenção dos observadores técnicos, e já são vários os exemplos de jogadores que se destacaram na competição e hoje estão dentro de clubes de renome nacional. Um exemplo é Patrick de Paula do Botafogo, até 2022 a contratação mais cara do clube. Donato, capitão do Vila Nova em 2023, também disputou o torneio.
Em 2022, a seleção goiana masculina, que reuniu os principais destaques da Taça das Favelas Goiás, foi vice-campeã nacional da competição. Naquela edição, os goianos deixaram para trás o Piauí, e também duas potências na formação de atletas do país, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na decisão, a seleção de São Paulo acabou vencendo nas penalidades.