Neste fim de semana, em Goiânia, a Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, vai realizar uma etapa dupla: no sábado (22) os pilotos aceleram pela 10ª etapa da temporada 2022 no traçado misto tradicional, de 3.835 metros. No domingo (23), será a vez do anel externo, de 2.695 metros, valendo pela 11ª e penúltima etapa do campeonato.
As equipes terão um desafio e tanto para essa rodada dupla, já que além de pouco tempo para possíveis consertos e acertos dos carros entre as etapas. Além disso, as altas temperaturas de Goiânia exigem bastante dos pneus, sendo este um fator que será decisivo durante todo o final de semana.
Características do traçado
O circuito tradicional, de 3.835 metros, tem como principal ponto de frenagem a curva 3, na qual os carros contornam as duas primeiras curvas em alta velocidade e se aproximam para a frenagem a mais de 220 km/h. Na freada, o sistema reduz a velocidade para 90 km/h em apenas 145 metros. Uma redução superior a 120 km/h feita em somente três segundos, o que gera uma desaceleração de 1,5 G.
Já no traçado do anel externo, de três curvas e 2.695 metros, os freios são acionados nas curvas 1 e 3, e a freada mais forte deste circuito em específico é a da terceira curva, também chamada de Curva Zero ou Curva da Vitória e que leva à reta principal. Nela, os carros se aproximam em velocidades entre 250 e 255 km/h; a frenagem acontece a pouco mais de 200 metros da curva e o piloto permanece freando forte por menos de cinco segundos, reduzindo a velocidade para cerca de 95 km/h. A redução de quase 160 km/h neste curto tempo representa uma desaceleração de 1,6 G.
Previsão climática
O sábado (22) tem previsão de máxima de 35°C e mínima de 22°C, com tempestades previstas para a parte da tarde. No domingo (23), máxima se repete com 35°C e mínima de 21°C, também com chance pancadas de chuva na parte da tarde.