Na manhã desta quarta-feira (06), moradores de Bonfinópolis realizaram uma manifestação na GO-10, saída para Goiânia, por conta da falta de ônibus na cidade. O prefeito Kelton Morais, disse à Bandeirantes que a situação do transporte na cidade ficou insustentável após a diminuição da frota desde o início da pandemia. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) informou, por meio de nota que, o planejamento para as viagens fosse retomado a partir desta quarta.
De acordo com Kelton, o problema do transporte na cidade é recorrente. Ele conta que Bonfinópolis já contou com 38 linhas de ônibus, mas atualmente este número caiu mais da metade. “Aquilo que já era complicado de aceitar para um transporte legal, agora ficou insustentável”, afirma. “A população está reivindicando mais qualidade no transporte”, pontua o prefeito.
Kelton avalia que a pandemia não pode ser usada como justificativa pela diminuição na frota. Ele diz que conversou com Murilo Guimarães, novo titular da (CMTC). O prefeito afirma que Murilo lhe prometeu uma reposta ainda nesta quarta-feira após uma reunião com as empresas do transporte coletivo.
“Estou otimista, espero que tenhamos uma solução de maneira mais rápida, pois a população ameaça voltar a protestar e, agora talvez, com medidas mais agressivas”, alertou. Kelton Pinheiro diz que o “calor da emoção” pode levar a algum descontrole por parte da população. Além disso, ele afirma que a prefeitura estará apoiando os usuários.
Prejuízo para quem não consegue chegar ao trabalho
Moradores da Região Metropolitana de Goiânia usam o transporte coletivo para chegar ao trabalho em cidades vizinhas. No caso de Bonfinópolis, a população chega em Senador Canedo, Aparecida de Goiânia e Goiânia, segundo o prefeito. Contudo, o atraso nos ônibus gera aglomeração e algumas pessoas acabam não conseguindo embarcar. De acordo com Kelton Pinheiro, o prejuízo é grande.
“Um prejuízo, ou total, para pessoas que não puderam ir ao trabalho e parcial para pessoas que vão chegar atrasados ao seu trabalho”, conclui o prefeito reeleito em Bonfinópolis nas últimas eleições.
Nota da CMTC
Por meio de nota, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que acompanhou a manifestação em Bonfinópolis e também as reclamações de outras cidades da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos com usuários enfrentando atrasos nas viagens.
“A CMTC se reuniu com representantes das concessionárias e determinou que o planejamento para as viagens fosse retomado, sem prejuízo ao usuário, a partir de hoje à tarde nas linhas semiurbanas, garantindo retorno seguro ao passageiro”, diz o comunicado.
Leia mais: Governo seleciona novas OSs para hospitais de Jaraguá, Pirenópolis e Santa Helena