23.8 C
Goiânia
sábado, 12, julho 2025
- Anúncio -

Setor de serviços em Goiás cresce acima da média nacional no acumulado de 2025

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O setor de serviços em Goiás apresentou crescimento de 3,3% no acumulado do ano entre janeiro e maio de 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho supera a média nacional, que ficou em 2,5% no mesmo período.

Os segmentos que mais contribuíram para esse avanço foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com alta de 7,1%, além do setor de turismo, que cresceu 6,2%. Também se destacaram os serviços prestados às famílias, que tiveram crescimento de 5,9%.

A análise é resultado de um levantamento do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Estatísticas (IMB), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Desempenho consistente

Na comparação entre maio de 2025 e o mesmo mês do ano anterior, Goiás registrou alta de 2,7%. Nesse recorte, os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6%) e informação e comunicação (5%) foram os que mais puxaram a alta.

Já na comparação com abril e no acumulado dos últimos 12 meses, o setor permaneceu estável, mantendo a trajetória de recuperação e sustentação.

Leia Mais: Nove cidades passam a integrar o Mapa do Turismo Goiano 2025 e reforçam vocação turística do estado  

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Apoio do governo

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os bons resultados refletem os investimentos em modernização e capacitação da força de trabalho. “Seguiremos investindo em tecnologia e qualificação da mão de obra para criar condições ainda mais favoráveis para que os serviços goianos continuem crescendo”, destacou.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, também comentou o cenário positivo. “Estamos focados em criar condições para que o setor de serviços continue crescendo. Goiás tem um enorme potencial e, com apoio dos empresários, vamos trabalhar para consolidar esse mercado, gerar empregos e movimentar a economia”, afirmou.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, acompanha o comportamento conjuntural do setor no Brasil. O estudo considera empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, cuja atividade principal é a prestação de serviços não financeiros, excluindo as áreas de saúde e educação.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -