20.8 C
Goiânia
quarta-feira, 7, janeiro 2026

Semma e GCM apreendem caminhões da Equatorial por mutilação de árvores em Aparecida

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia apreenderam, na manhã deste domingo (4), dois caminhões a serviço da concessionária Equatorial Energia. Os veículos estariam sendo utilizados para a mutilação de árvores em áreas públicas do município, prática diferente da poda autorizada pela legislação ambiental.

A ação é resultado de uma investigação iniciada no domingo anterior (28). O trabalho começou após equipes da Equatorial realizarem intervenções em árvores no Parque Lafaiete Campos e na Avenida Independência, no Setor Serra Dourada, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Segundo a Semma, além da mutilação, os técnicos identificaram podas em árvores sem fiação elétrica sobreposta. De acordo com o órgão, esse tipo de intervenção não possui justificativa técnica.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a Equatorial tem autorização apenas para podas preventivas. As intervenções devem ocorrer apenas abaixo da rede elétrica, para evitar riscos ao fornecimento de energia. A mutilação das árvores, segundo a fiscalização, não está prevista nessa permissão.

A Semma informou que está realizando o levantamento das árvores afetadas nos últimos dias para calcular o valor das multas ambientais que poderão ser aplicadas à concessionária.

Leia Mais: PRF registra 37 acidentes e seis mortes nas rodovias federais de Goiás durante o Ano Novo

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Posicionamento da Equatorial

Em nota, a Equatorial Goiás informou que a responsabilidade pela poda de árvores em vias públicas é das prefeituras e, em áreas particulares, dos moradores ou proprietários. Ainda assim, segundo a empresa, a concessionária atua de forma preventiva e corretiva, dentro de critérios técnicos, para garantir a segurança da população e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica.

A empresa afirmou que possui autorização dos órgãos ambientais competentes. Informou também que conta com equipes próprias e parceiras treinadas para realizar ações de livramento da rede e controle de riscos. Sobre a ação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Equatorial disse que tomou conhecimento do ocorrido no domingo (4). A empresa informou ainda que analisa tecnicamente as informações disponíveis, dentro de suas atribuições legais e operacionais.

A concessionária destacou que mantém, de forma permanente, ações de manutenção e gestão de riscos relacionados à vegetação. Essas ações são intensificadas durante o período chuvoso e seguem critérios técnicos e regulatórios do setor elétrico. Por fim, reafirmou o compromisso com a legislação ambiental, a preservação do meio ambiente e a segurança da população. A empresa afirmou que busca conciliar essas responsabilidades com a prestação do serviço de fornecimento de energia.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -