18.8 C
Goiânia
quinta-feira, 18, julho 2024
- Anúncio -

Segunda dose da vacina contra a dengue já está disponível nos postos de Aparecida

D2 será aplicada no mesmo município onde o paciente recebeu a primeira dose, via Sistema Único de Saúde (SUS)

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) recebeu, nesta quarta-feira (12), um novo lote da Qdenga, vacina contra a dengue. A remessa enviada pelo Ministério da Saúde contém 5.960 doses para serem aplicadas como segunda dose (D2).

O novo lote começou a ser distribuído de imediato para os 38 postos de vacinação da cidade e, ao longo da semana, a aplicação será retomada em todos eles de forma regular, conforme o calendário previsto.

Para receber a proteção, os interessados devem apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. A imunização contra a dengue é feita com duas doses, aplicadas em um intervalo de três meses.

Ao todo, em Aparecida, mais de 16 mil pessoas já receberam a primeira dose da Qdenga. A vacina é destinada a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Todos os 38 postos fixos de vacinação da cidade aplicam o imunizante. A vacina contra a dengue pode ser administrada tanto em quem já teve a doença quanto em quem nunca foi infectado.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, ressalta a importância da segunda dose para completar a vacinação. “Só quem recebe as duas doses está protegido contra os quatro sorotipos do vírus. Seguir o esquema vacinal recomendado diminui significativamente a probabilidade de contrair a doença e suas complicações graves e contribui para a redução da circulação do vírus na comunidade, ajudando a controlar surtos e a proteger aqueles que não podem ser vacinados”, afirma.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que para receber a D2 da vacina contra a dengue nos postos de Aparecida é necessário que a primeira dose tenha sido aplicada no município pelo SUS. “Toda a Saúde Pública está unida contra a dengue. A vacinação é uma das estratégias. É um grande avanço, que somada às ações de limpeza e eliminação dos criadouros do mosquito aedes podem transformar o cenário epidemiológico do país”, completa.

Postos de Vacinação

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

– Central de Imunização

– Maternidade Marlene Teixeira

– UBS Alto Paraíso

– UBS Anhambi

– UBS Andrade Reis

– UBS Bairro Cardoso

– UBS Bairro Ilda

– UBS Bairro Independência

– UBS Bandeirantes

– UBS Boa Esperança

– UBS Buriti Sereno

– UBS Campos Elíseos

– UBS Cândido de Queiroz

– UBS Caraíbas

– UBS Chácara São Pedro

– UBS Colina Azul

– UBS Cruzeiro do Sul

– UBS Delfiore

– UBS Expansul

– UBS Garavelo Park

– UBS Independência Mansões

– UBS Jardim Bela Vista

– UBS Jardim Florença

– UBS Jardim Olímpico

– UBS Jardim Paraíso

– UBS Jardim dos Buritis

– UBS Jardim dos Ipês

– UBS Madre Germano

– UBS Mansões Paraíso

– UBS Nova Olinda

– UBS Papilon Park

– UBS Parque Trindade

– UBS Pontal Sul 2

– UBS Riviera

– UBS Rosa dos Ventos

– UBS Santa Luzia

– UBS Santo André

– UBS Tiradentes

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -