Secretaria de Saúde preconiza vacinação contra HPV durante o Março Lilás

Data:

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia se une à campanha nacional de conscientização sobre o câncer de colo do útero – Março Lilás, do Ministério da Saúde. De acordo com dados do órgão federal, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país, apesar de ser uma doença evitável e tratável quando detectada precocemente.

Segundo Marcelo Cupertino, diretor-técnico do Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC), quase 100% dos casos dessa doença são causados pela infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV).

“A maioria das infecções por HPV é transitória e eliminada naturalmente pelo organismo, mas quando persiste, pode provocar alterações celulares que levam ao câncer”, explica o ginecologista.

O médico explica ainda que a vacinação contra o HPV é uma das principais formas de prevenção da doença.

“É uma vacina disponível gratuitamente no SUS para meninas e meninos entre 9 e 14 anos. O imunizante protege contra os principais tipos oncogênicos do vírus”, pontua.

O ginecologista destaca ainda que a prevenção é a realização periódica do exame de papanicolau, que detecta precocemente alterações celulares no colo do útero. O exame deve ser realizado anualmente por mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual.

Consulte no site da Prefeitura de Goiânia a lista de Salas de Vacinação – https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2/ – e os horários de funcionamento. Para atendimento ginecológico especializado, procure uma unidade básica de saúde para ser encaminhada para uma unidade de referência.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeitura de Goiânia tem superávit de R$ 423,9 milhões e investimentos crescem 719% no início de 2026

O prefeito Sandro Mabel apresentou, nesta segunda-feira (6), a...

Marrocos goleia o Canadá, França elimina o Paraguai e duelo nas quartas está definido

Marrocos e França vão protagonizar um dos confrontos mais...

Haaland marca dois, Noruega elimina o Brasil e enfrenta a Inglaterra nas quartas de final

O sonho do hexacampeonato da Seleção Brasileira terminou nas...

Prazo para negociar dívidas de ICMS, IPVA e ITCD com até 99% de desconto termina em 31 de julho

Programa do Governo de Goiás oferece descontos de até 99% em juros e multas para débitos de ICMS, IPVA e ITCD, além de opções de parcelamento