8.8 C
Goiânia
sexta-feira, 20, maio 2022
- Anúncio -

Secretaria de Saúde chama atenção para baixo índice de vacinação contra sarampo e influenza

A vacinação contra as duas doenças segue até o dia 6 de junho nos 246 municípios do estado.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A baixa cobertura vacinal de doenças como sarampo e influenza em crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos tem preocupado as autoridades de saúde do estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), as coberturas estão baixas em todo o país, o que pode trazer à tona, doenças consideradas erradicadas no Brasil.

A pasta emitiu um alerta para que pais ou responsáveis procurem um posto de saúde em qualquer um dos 246 municípios goianos até o dia 6 de junho, quando termina a segunda fase da campanha de vacinação contra as duas doenças.

De acordo com o secretário de Saúde, Sandro Rodrigues, a vacina é uma das medidas mais importantes para garantir a saúde da população em geral. Ele afirma que “vacina é proteção, é segurança. Vacina salva vida”. Além disso, o titular da SES-GO reforça a eficácia dos imunização que passaram por um rigoroso processo de avaliação e validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sarampo

Em 2016, o Brasil recebeu o Certificado de País Livre do Sarampo, emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, o país perdeu o certificado dois anos depois com a reintrodução do vírus no país. Em 2019, Goiás registrou cinco casos da doença, o que restabeleceu uma cadeia de transmissão após 20 anos sem circulação do vírus.

O surto seguiu até março de 2020, com o registro de 20 casos, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Posse e Rialma. Já entre os anos de 2020 e 2021, todos os casos suspeitos de sarampo notificados em Goiás foram descartados.

Atualmente, a cobertura vacinal contra o sarampo em Goiás, está em 14,02%, com um total de 62.834 crianças imunizadas. A meta, no entanto, é que 448.156 crianças sejam vacinadas.

Influenza

Em relação a cobertura vacinal contra a influenza, a taxa é ainda menor, representando 11,7% do público-alvo. Desde o início da campanha, no dia 4 de abril, apenas 52.546 crianças foram vacinadas contra a gripe.


Leia mais:

Goiânia mantém vacinação contra a Covid-19, Influenza e Sarampo, neste sábado (7)

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -