Saúde de Goiás emite alerta para casos de malária no estado

Data:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), emitiu alerta, nesta segunda-feira (17), em relação a um caso recente de malária de uma paciente de Anápolis. O caso é classificado como autóctone, pois a mulher não viajou para fora do Estado. O único deslocamento realizado por ela foi a uma chácara em Aparecida de Goiânia, perto de onde já havia sido confirmado outro caso, em fevereiro. Em 2023 já são 67 casos notificados em Goiás sendo 34 casos confirmados e 33 descartados. Com exceção dos dois últimos casos, todos foram “importados” de outros Estados ou países.

A Coordenação de Zoonoses da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO realiza, no local de provável infecção em Aparecida de Goiânia, o controle vetorial para reduzir o risco de transmissão de novos casos. Realiza também trabalho de pesquisa para captura do vetor responsável pela transmissão da doença, a fêmea infectada do mosquito Anopheles, e a busca ativa de sintomáticos na região em que os casos foram confirmados. 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, explica que é preciso muita atenção da população e ação rápida das autoridades em saúde. “A malária é uma doença que, se não for tratada, poderá evoluir rapidamente para a forma grave e complicada, levando a óbito.”

A SMS destaca as recomendações mais importantes: usar repelentes (não aplicar em crianças menores de 2 anos de idade sem orientação médica), proteger áreas do corpo que o mosquito possa picar, usar cortinados e mosquiteiros sobre a cama ou a rede e evitar locais próximos a criadouros naturais de mosquitos, como beira de rio ou áreas alagadas.

Segundo a pasta, a malária é uma doença infecciosa febril aguda, com ampla distribuição mundial, causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. Os sintomas são febre, calafrios, cefaleia, sudorese, mialgia, náusea e vômitos. O quadro clínico pode ser leve, moderado ou grave. Na fase inicial, a malária se confunde com outras doenças infecciosas e não pode ser diagnosticada pela sintomatologia. Apenas o diagnóstico laboratorial confirma ou descarta a doença.

Leia mais: Governo recua e mantém isenção de US$ 50 para encomendas do exterior

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Mabel apresenta programa Goiânia + Segura com novas ações de segurança na capital

O prefeito Sandro Mabel apresentou, nesta sexta-feira (4), no...

Lula defende reforma do Judiciário em meio à crise no STF e diz que investigações devem atingir todos

Presidente afirmou que ninguém deve ter blindagem nas investigações e pediu que o STF e a PGR preservem a integridade das instituições diante das suspeitas envolvendo o Banco Master

Goiás terá fim de semana prolongado com calor de até 39ºC e possibilidade de tempestades

Instabilidade deve atingir diferentes regiões do estado durante o fim de semana, após dias de calor intenso com temperaturas acima dos 40ºC em alguns municípios

Passeio das Águas Shopping realiza 2ª edição do Prato em Dobro até 30 de setembro 

Segunda edição da campanha oferece mais de 40 benefícios até 30 de setembro, com opções de “compre um, leve outro” e descontos progressivos