Saúde de Goiás alerta para riscos e orienta sobre primeiros socorros em casos de picadas de cobra 

Data:

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás emitiu alerta sobre os riscos de acidentes com serpentes e reforçou a importância do atendimento rápido e dos primeiros socorros corretos para evitar complicações. 

Referência no estado, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) já atendeu 170 vítimas de picadas de cobra em 2026. Ao todo, a unidade registrou 542 atendimentos por acidentes com animais peçonhentos no período. 

Casos e tipos de acidentes 

Segundo dados do HDT: 

  • 122 casos foram causados por serpentes do tipo botrópico (jararaca)  
  • 26 por crotálico (cascavel)  
  • 17 por espécies não peçonhentas  

Em todo o estado, as autoridades notificaram 584 ocorrências entre janeiro e abril. O período também teve quatro mortes.

A SES mantém o monitoramento contínuo desses acidentes. 

Primeiros socorros em caso de picada de cobra: o que fazer e o que evitar -  Gazeta de São Paulo

Atendimento rápido é decisivo 

De acordo com a infectologista Thaís Safatle, diretora técnica do HDT, ainda há muitos mitos sobre o atendimento inicial. 

“Comprimir ou tentar sugar o veneno está errado. O correto é lavar o local com água e sabão e buscar atendimento médico imediatamente”, orienta. 

A especialista destaca que o tempo entre o acidente e o atendimento é determinante para a recuperação. A aplicação do soro antiveneno, quando indicada, reduz a gravidade dos casos e o risco de मृत्यु. 

Esta é a cobra que mais pica pessoas no Brasil: cuidado ao cruzar seu  caminho | National Geographic | National Geographic

Sintomas variam conforme a espécie 

Em Goiás, os acidentes mais comuns envolvem: 

  • Jararaca: dor intensa, inchaço e sangramentos no local da picada  
  • Cascavel: sintomas neurológicos, como visão turva, queda da pálpebra e dificuldade respiratória  

O soro utilizado no tratamento é específico para cada tipo de veneno, embora existam versões que atendem múltiplas espécies. 

Orientação e suporte 24 horas 

Em casos de acidentes, a população pode acionar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás, que funciona 24 horas, pelos telefones: 

  • 0800 646 4350  
  • 0800 722 6001  

O encaminhamento à unidade de saúde deve ser feito o mais rápido possível. 

Conheça 5 características da cascavel, uma das cobras mais perigosas do  mundo | National Geographic | National Geographic

Relato reforça gravidade 

O autônomo Ramon dos Santos Nascimento está internado há 15 dias após ser picado por uma jararaca durante uma pescaria. Ele relatou dor intensa, queimação e cansaço logo após o acidente. 

Após receber o soro, segue em recuperação, mas destaca o impacto emocional. “Dá muito medo, fica o trauma”, afirmou. 

Prevenção é essencial 

Para reduzir o risco de acidentes, a orientação é: 

  • Usar botas de cano alto ou perneiras em áreas de risco  
  • Evitar locais com entulho ou vegetação densa  
  • Não colocar as mãos em locais sem visibilidade  
  • Redobrar a atenção em atividades rurais ou ao ar livre  

O alerta ocorre em meio ao aumento de casos no estado. Em Anápolis, um jovem de 27 anos morreu após ser picado por uma cascavel enquanto trabalhava em uma chácara. 

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prédio abandonado há 30 anos no Centro de Goiânia terá obras retomadas

Imóvel na Avenida Araguaia deve receber apartamentos para aluguel por temporada; prefeitura promete fiscalizar outros prédios abandonados

Amado Batista se apresenta de graça na Região Noroeste de Goiânia nesta sexta-feira (23)

Cantor se apresenta às 21h, na Região Noroeste, durante o Festival Viva Goiânia, que celebra os 93 anos da capital

Inscrições para 185 vagas no Cepi Lyceu de Goiânia e no Cepi do Esporte terminam em 23 de outubro

Escolas de Goiânia oferecem 185 vagas para o 8º ano em 2027; seleção inclui sorteio e análise de desempenho escolar

SET alerta para interdições e desvios no trânsito do Centro de Goiânia até domingo (25)

Interdições atingem a Avenida Goiás e vias próximas; agentes da SET orientam motoristas durante o evento