A Prefeitura de Santa Helena de Goiás, cidade a 207 km de Goiânia, anunciou um novo decreto neste domingo (14). O documento estabelece novas medidas de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. O município que fica a 38 km de Rio Verde, onde houve um exponencial aumento de casos nas últimas semanas, decretou entre outras medidas, o chamado lockdown aos finais de semana.
Também está proibida a venda de bebidas alcoólicas a partir das 18h durante todos os dias da semana. Em entrevista ao Jornal Bandeirantes, o Prefeito João Alberto Vieira Rodrigues (PRP), disse que de acordo com rastreamento feito na cidade, a maioria dos positivos “estava sendo contaminado em outros municípios devido o contato com outras pessoas de outras cidades da região”, principalmente no município de Rio Verde.
De acordo com o prefeito, a decisão da lei seca a partir das 18h se dá pela contaminação em festas e resenhas durante a noite na cidade. “[Um] estudo técnico demonstrou que as pessoas estavam se contaminando em resenhas, aglomerações de festas, o que nos colocou em uma condição de entendimento que esse tipo de atividade seria também responsável”, afirmou o João Alberto.
Testagem nas empresas
Outra medida estabelecida pelo decreto prevê que supermercados devem patrocinar testes com funcionários. A intenção é assegurar que a população “não entrará em contato direto com pessoas que ali trabalham portadoras do coronavírus”.
De acordo com o prefeito, empresas que tem mais de 50 funcionários ou que utilizem transportes coletivos também devem realizar testes em seus colaboradores.
Casos de Covid-19 em Santa Helena
Segundo o painel da Covid-19 disponibilizado pelo Governo de Goiás, Santa Helena tem 112 casos confirmados de coronavírus. Outros 52 casos estão sob suspeita e 24 já foram descartados. Até o momento, nenhum óbito por conta da Covid-19 foi notificado.
“As pessoas estão entendendo que isso é importante nesse momento, e acredito que se tudo certo, nos próximos dez a quinze dias, teremos uma redução significativa no número de casos”. Caso a estratégia venha a funcionar, as decisões de confinamento e restrições de horários de funcionamento poderão ser revogadas.
Ouça a entrevista completa com o prefeito de Santa Helena, João Alberto Vieira Rodrigues:
Leia mais: Empresa de transporte coletivo suspende operação em Goiânia devido crise causada pela Covid-19