33.8 C
Goiânia
terça-feira, 16, setembro 2025

Ronaldo Caiado recebe embaixador da Índia e reforça parcerias estratégicas para Goiás 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu nesta segunda-feira (15), em Goiânia, o novo embaixador da Índia, Dinesh Bhatia, para tratar do avanço de parcerias bilaterais iniciadas durante missão oficial do governo estadual ao país asiático em fevereiro. “Estão superando as dificuldades e cada vez mais levando o desenvolvimento à população. Coloquei aqui o Estado de Goiás à disposição para avançarmos com as nossas parcerias”, afirmou Caiado. 

No encontro, acompanhado por integrantes de sua equipe de governo, o governador abordou áreas estratégicas para o progresso de Goiás, como energia renovável, agronegócio, tecnologia e fármacos. Ele destacou ainda o potencial de Goiás para atração de investimentos internacionais na exploração e processamento de terras raras, essenciais para novas tecnologias e transição energética. “Goiás é um estado muito rico em minérios críticos. Já temos mina de terras raras pesadas em operação, produzindo ativamente”, disse. 

A cooperação também envolve a aplicação de biotecnologia na agricultura, especialmente no cultivo de milho e soja, com o objetivo de aumentar a competitividade do estado. “Estamos dispostos a ampliar nossa área de pesquisa em parceria com vocês, na agricultura, que tem tudo a ver com as características do nosso estado”, acrescentou Caiado. 

Busca de novos parceiros e mercados

O embaixador Dinesh Bhatia reforçou que a Índia busca novos parceiros e mercados, destacando o interesse em terras raras, minerais, aço e cobre. “Vamos incluir Goiás também para falar de terras raras e minerais. A Índia iniciou recentemente uma missão no Brasil para avaliar investimentos na mineração”, afirmou. Bhatia também mencionou grupos indianos interessados em produzir aço e cobre localmente ou adquirir minas em outros países. 

Bacharel em Engenharia, Bhatia iniciou o trabalho no Brasil em junho de 2025 e já atuou como embaixador na Argentina, Costa do Marfim e cônsul geral em Toronto. Durante seu mandato anterior, garantiu os primeiros ativos de mineração de lítio para a Índia. 

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, defendeu acordos de cooperação na área de Inteligência Artificial (IA). Ele destacou o polo de IA goiano como referência na América Latina e citou a legislação local como incentivo ao desenvolvimento tecnológico.

Também participaram os secretários Joel de Sant’Anna Braga Filho (Indústria, Comércio e Serviços), Sérvulo Nogueira (Economia) e Rasível Santos (Saúde). Gean Carvalho (Comunicação) e José Frederico Lyra Neto (Ciência, Tecnologia e Inovação) também estiveram presentes.

Leia Mais: Governo de Goiás reforça cuidados contra animais peçonhentos após mais de 8 mil acidentes neste ano

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Missão Índia 

Durante a missão liderada por Caiado à Índia em fevereiro, Goiás iniciou tratativas para exportar feijão-caupi biofortificado. Também houve assinatura de memorando para produção de biometano em Rio Verde. Além disso, foram estabelecidas parcerias tecnológicas com o T-Hub, maior hub de startups da Ásia, fomentando intercâmbio e inovação entre Goiás e Índia.

No setor de fármacos, a cooperação com a Sun Pharma permitirá transferir operações de importação de medicamentos oncológicos do Rio de Janeiro para Anápolis, transformando o estado em principal ponto de entrada de 40 contêineres mensais de remédios contra o câncer, gerando empregos e movimentando a economia local. 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, destacou a importância do compartilhamento tecnológico e da continuidade das negociações comerciais para o feijão biofortificado. “A relação de compartilhamento entre Goiás e Índia é histórica e deve continuar avançando”, afirmou. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -