27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 10, outubro 2025

Ronaldo Caiado lança Rede Nascer para reduzir mortalidade materno-infantil em Goiás

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quinta-feira (9), em Goiânia, o programa Rede Nascer, que garante atenção integral e humanizada à saúde materno-infantil em Goiás. A iniciativa tem como meta reduzir de forma significativa os índices de mortalidade, fortalecendo o cuidado com mães e bebês desde a gestação até os dois primeiros anos de vida.

“A vida é o nosso maior patrimônio”, afirmou Caiado durante o lançamento, ao reforçar que o objetivo é tornar o estado referência em atendimento materno-infantil.

Integrando os serviços da Atenção Primária e Especializada, a Rede Nascer busca diminuir até 2030 o número de mortes para menos de 30 óbitos maternos por 100 mil nascimentos. Em 2023, foram registrados 52 óbitos por 100 mil nascimentos no estado.

“Temos que jogar de 52 para bem menos de 30 óbitos por 100 mil habitantes. O correto seria taxa zero, mas esse é o esforço que nós temos que fazer”, disse o governador, destacando que o avanço só foi possível após a regionalização da saúde.

Caiado também reforçou o compromisso com a primeira infância:

“Temos que ter respeito com a vida, lutar para salvar uma criança. Todos os nossos hospitais estaduais têm hoje estrutura neonatal. Vamos tratar essas crianças como prioridade.”

Acompanhamento completo

A Rede Nascer vai oferecer suporte desde o planejamento familiar, com pré-natal seguro, parto acolhedor e acompanhamento do desenvolvimento infantil. A previsão é atender 28 mil gestantes e bebês no primeiro ano, ampliando gradualmente até alcançar todos os municípios goianos. As mães terão acesso a consultas regulares, exames gratuitos, assistência pós-parto e incentivo à amamentação.

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou que o programa reforça ações que já vinham sendo realizadas pelo governo.

“Sempre fizemos uma união de esforços para fazer valer o direito das nossas crianças. Agora temos esse apoio com atendimento, call center e aplicativo. É esse o caminho que queremos para Goiás.”

O vice-governador Daniel Vilela ressaltou o foco da gestão em políticas públicas que cuidam das pessoas.

“Goiás é um estado do cuidado. Além de ter a maior rede de proteção social, temos políticas que enfrentam o sofrimento das pessoas. Ainda temos números altos de mortalidade, mas com essa parceria com os municípios, vamos mudar esse cenário.”

Leia Mais: Governo de Goiás entrega primeira sala de cinema pública de Pires do Rio no Museu Ferroviário 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Estrutura e tecnologia

Entre as ações previstas, está a criação de um call center (número 155) com 150 madrinhas — mães e avós com experiência — para acompanhar gestantes e recém-nascidos por meio de um checklist padronizado. Também será lançado um aplicativo e o canal Saúde como apoio ao monitoramento.

O programa ainda prevê a entrega de 65 veículos aos municípios, destinados ao transporte de gestantes e bebês para consultas e exames.

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, informou que a rede contará com um comitê de investigação de óbitos.

“Vamos investigar, avaliar e descobrir as causas para que isso não aconteça novamente. Temos o apoio do governador, investimento e compromisso com a vida”, afirmou.

Durante o evento, o prefeito de Inhumas, José Essado, recebeu o primeiro veículo doado — um Renault Duster — e destacou a importância da iniciativa.

“A Rede Nascer vai nos ajudar a chegar ao sonho de ter mortalidade zero em Goiás”, declarou.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -