30.8 C
Goiânia
sexta-feira, 1, agosto 2025
- Anúncio -spot_img

Ronaldo Caiado celebra centenário da Casa Militar com entrega da Medalha do Mérito Guardião 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O governador Ronaldo Caiado conduziu, nesta quinta-feira (31), a cerimônia que marcou os 100 anos da Secretaria de Estado da Casa Militar. Realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de homenagens a servidores que contribuíram de forma relevante para a segurança de Goiás. 

Durante a solenidade, Caiado entregou a Medalha do Mérito Guardião. Essa condecoração reconhece o trabalho de civis, militares e religiosos na proteção institucional do Estado. Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador destacou o papel da Casa Militar. Ele ressaltou sua importância na construção de um novo cenário de segurança pública em Goiás.

“Hoje, o cidadão goiano transita com liberdade. A insegurança que vivíamos não existe mais. Vocês me deram todas as condições de governar, com profissionalismo e lealdade, ao longo desses seis anos e sete meses”, afirmou, emocionado. 

Gracinha Caiado também fez questão de exaltar o trabalho discreto dos profissionais da Casa Militar. “São servidores que não aparecem, mas fazem a diferença. Estão sempre presentes, de dia ou à noite, em sol ou chuva, cuidando da nossa segurança com zelo e profissionalismo”, declarou. Segundo ela, a medalha representa o reconhecimento do povo goiano a essa dedicação silenciosa. 

Leia Mais: Festival Estação da Inovação movimenta Goiânia com tecnologia, cultura e oportunidades para startups

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

História e transformação da Casa Militar 

O atual secretário de Estado-Chefe da Casa Militar é o coronel Luiz Carlos de Alencar. Ele lembrou que a secretaria foi criada em 1925. Na época, o governo era de Brasil Ramos Caiado, tio-avô do atual governador. Segundo ele, a Casa Militar passou por diversas fases ao longo do tempo, mas vive seu melhor momento sob a atual gestão. 

“Desde 2019, com a liderança do governador Ronaldo Caiado, transformamos a Casa Militar na melhor do país, com investimentos em estrutura, valorização profissional e qualificação”, ressaltou. O coronel também destacou que o órgão é responsável não apenas pela segurança do governador, do vice e de suas famílias, mas também pela logística terrestre e aérea, além da proteção de prédios públicos e apoio em operações emergenciais.

Reconhecimento e legado 

Criada em 2004, a Medalha do Mérito Guardião homenageia pessoas que prestaram serviços importantes à segurança pública. Na edição especial deste ano, dezenas de servidores foram homenageados, entre eles policiais que atuaram diretamente na operação que resultou na captura do criminoso Lázaro Barbosa, em junho de 2021, operação que projetou nacionalmente a atuação da Casa Militar. 

“O centenário da Casa Militar representa o fortalecimento de uma instituição moderna, integrada às demais forças de segurança e comprometida com a missão de proteger quem cuida do povo. A história da Casa Militar é, também, a história de Goiás”, concluiu o coronel Alencar. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -