O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (19), em Brasília, que o projeto Cidade Inteligente vai começar por um modelo piloto focado em reforçar a segurança em áreas comerciais.
Segundo o prefeito, o objetivo é instituir o programa ‘Rua Inteligente’ na Avenida 24 de Outubro, em Campinas. O gestor mencionou a ideia em reunião hoje, em Brasília, com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet.
“Para efetivar o projeto Cidade Inteligente, nós teremos que dar bons passos. E o primeiro passo é tornar o comércio seguro, sendo que o meu desejo é levar a ‘Rua Inteligente’ para Campinas”, destaca Cruz.
Ainda de acordo com o prefeito ele promete se reunir com a associação dos comerciantes da região e entidades do setor comercial para dialogar e buscar o melhor para a cidade e, assim, “projetar aquilo que desejamos de melhor para a nossa Goiânia”.
Presidente da ABDI, Igor Calvet considerou que o trabalho da Agência é prover as cidades brasileiras com tecnologia que melhore a vida dos cidadãos em diversas áreas, como mobilidade e segurança pública.
“Ficou definido que nós vamos trabalhar junto à prefeitura nos próximos dias para construir com o secretariado quais são as necessidades de Goiânia e quais são potenciais tecnologias que eventualmente utilizaremos no município”,
Rogério Cruz destacou ainda que esse projeto servirá para viabilizar uma das propostas de sua gestão, à frente da prefeitura de Goiânia, criando infraestrutura de qualidade.
“A Cidade Inteligente passa pela conectividade, em dar oportunidade a todos os moradores, trabalhadores e estudantes de terem acesso à internet por meio de fibra ótica, com velocidade e segurança”, pontuou.
Desde o início da gestão, Rogério Cruz vem visitando vários ministérios em Brasília em busca de recursos para Goiânia. Além de dar continuidade às obras de Iris Rezende — ex-prefeito da capital –, Cruz vem mostrando que busca implantar sua marca à frente da gestão.
Nesta viagem à capital federal, participaram da agenda, nesta segunda-feira, o deputado federal João Campos e o chefe de gabinete do prefeito, José Alves Firmino.
Leia mais: Goiás já vacinou quase 15 mil moradores do Distrito Federal