A estudante de Enfermagem Gemima Simprime, de 28 anos, representou o Estado de Goiás em uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada recentemente em Nova York, nos Estados Unidos. Refugiada haitiana, ela chegou ao Brasil em 2019 e é bolsista do Programa Universitário do Bem (ProBem), iniciativa do Goiás Social coordenada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O evento internacional promoveu valores como respeito, defesa dos direitos humanos e acesso à educação de qualidade.
“Venho de um país devastado por um terremoto e com altos índices de pobreza. Aqui no Brasil, encontrei a maior bênção que alguém pode ter: a chance de estudar e construir um futuro melhor”, afirma Gemima, que está no curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com previsão de conclusão em 2026.
O encontro em Nova York foi promovido pela Federação Mundial das Associações das Nações Unidas e reuniu jovens de várias partes do mundo. A participação de Gemima é um símbolo do impacto social gerado pelo ProBem. “O programa despertou novos sonhos em mim. Agora quero fazer mestrado, doutorado e, um dia, me tornar delegada da ONU”, diz a estudante.

Leia Mais: Ipasgo reforça canais para agendamento de consultas na rede credenciada
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

ProBem muda vidas em Goiás
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou a importância do programa. “Poucas coisas me emocionam tanto quanto ver que o Goiás Social é capaz de transformar vidas. O ProBem é um exemplo claro disso: hoje é referência nacional e leva dignidade a milhares de famílias”, pontua.
Ela também relembrou os desafios enfrentados no início da atual gestão. “Assumimos dívidas deixadas por governos anteriores, reorganizamos o programa e implantamos um processo seletivo mais justo, que prioriza quem realmente precisa.”
Desde sua criação, em 2019, o ProBem já beneficiou 49.442 universitários em 241 municípios goianos. Ao todo, são 117 instituições de ensino participantes e mais de 100 cursos superiores contemplados. Atualmente, o programa está com mais de 5 mil bolsas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ovg.org.br ou pelas redes sociais da OVG.
