A Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia oferece atualmente 7.059 vagas em diferentes modalidades de ensino, com oportunidades em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa faz parte da Operação Zera Fila e dos mutirões realizados para ampliar o atendimento e garantir matrícula a todos os estudantes.
Do total de vagas disponíveis, 1.875 são nos CMEIs e CEIs, 587 na Educação Infantil, 3.972 no Ensino Fundamental e 625 na EJA. As oportunidades contemplam crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses na Educação Infantil, alunos do 1º ao 9º ano no Ensino Fundamental e pessoas com 15 anos ou mais na EJA, que não concluíram os estudos.
O prefeito Sandro Mabel reforçou que o esforço para preencher todas as vagas é coletivo, envolvendo pais e gestão pública:
“Nosso objetivo é colocar todas as crianças em sala de aula. No primeiro semestre organizamos quase oito mil matrículas em creches e, nesta semana, começamos a entregar quase 800 ares-condicionados nas escolas e Cmeis. O esforço precisa ser coletivo”, destacou.

Operação Zera Fila
A Operação Zera Fila realizou dois mutirões neste ano. Em junho, 958 das 6,2 mil vagas ofertadas foram preenchidas. Em agosto, das 5,5 mil vagas, 1,2 mil famílias conseguiram matrícula. A prefeitura mantém o sistema de matrícula online, acessível pelo site ematricula.goiania.pontoid.com.br, permitindo que os responsáveis façam inscrições a qualquer momento, sem sair de casa.
Para CMEIs e CEIs, o processo começa com pré-cadastro, com contato posterior por telefone ou WhatsApp. Nas escolas municipais, a matrícula é confirmada diretamente quando há vaga disponível.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, reforçou o compromisso da gestão em oferecer alternativas às famílias:
“Buscamos apresentar opções de vagas em unidades que ainda possuem disponibilidade. Talvez não fiquem próximas à casa da família, mas podem estar no caminho para o trabalho ou em outra situação conveniente”, explicou.
Leia Mais: Polícia Civil prende quadrilha de São Paulo que tentava aplicar golpe de R$ 41 milhões em Goiânia
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
