A Prefeitura de Goiânia deve anunciar até junho um projeto com novo sistema para o Transporte Público. A proposta, em desenvolvimento para ser apresentada ao governo do estado e aos 17 prefeitos da Região Metropolitana da capital, traz o fim da tarifa única para o usuário.
A informação foi confirmada pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, em entrevista ao Jornal Bandeirantes nesta quinta-feira (29). O gestor argumentou que o projeto requer análises análises diversas, já que afeta vários municípios, mas que o cidadão goianiense é o mais prejudicado com o atual modelo. “Sendo uma tarifa única, a pessoa de Bela Vista para Goiânia paga R$ 4,30 e quem vai do Setor Pedro Ludovico ao Terminal Padre Pelágio paga o mesmo valor. É uma injustiça social”, justifica.
O prefeito relatou que discutiu as medidas nesta semana em reunião com o vereador Lucas Kitão (PSL), ex-membro da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), e com representantes do transporte em outros estados.
Feira Hippie
Entre outros assuntos, Cruz comentou sobre a reivindicação dos comerciantes da Feira Hippie para que a liberação de funcionamento às sextas-feiras. O chefe do executivo declarou que a volta da feira neste dia é uma promessa de Maguito Vilela enquanto candidato a prefeito de Goiânia, e que não será descumprida por ele.
“Foi uma promessa nossa, eu estive com o prefeito Maguito durante a campanha na Rádio da Feira Hippie e ele mesmo prometeu que a feira voltaria às sextas. Não serei eu a voltar atrás. Nós estamos organizando para que isso aconteça o mais breve possível, principalmente ao entregar a obra da Praça do trabalhador à população e aos feirantes”, salientou.
O prefeito garantiu que seria um acréscimo de mais um dia na programação da feira e não a troca por outro, como foi feito com o domingo no início deste ano.
Vacinação
O líder do Paço também falou sobre a vacinação de professores, anunciadas pelo governador Ronaldo Caiado na última segunda-feira (26), que visa a volta às aulas presenciais em agosto.
Rogério Cruz diz que espera orientações formais do Governo Estadual para a imunização do grupo. “Nós respeitamos o Plano Nacional de Imunização (PNI) e o que vem do governo estadual, com o percentual que é direcionado àquela categoria”, informou.
O prefeito pediu, ainda, a adesão da população e dos empresários aos protocolos de segurança, seguindo as recomendações do último decreto, em vigor desde quarta-feira e válido até 11 de maio.
Confira a entrevista do prefeito Rogério Cruz na íntegra:
Leia mais: Goiás recebe 161,2 mil doses vacinas; expectativa é imunizar todos os idosos