Projeto prevê jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem

0
52
Tiãozinho Porto acredita que a mediada irá melhorar a qualidade de vida dos profissionais (Foto: Divulgação)

Tiãozinho Porto (PROS) apresentou o projeto de lei n° 2019/00178 que regula a jornada de trabalho  para 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, seja sua função exercida no poder público, rede privada ou filantrópica da Capital.

“A implantação das 30 horas semanais em diversas localidades, constatou que houve uma drástica redução tanto de faltas, quanto de atestados médicos, reflexo da melhora da qualidade de vida do trabalhador”, justifica o vereador.

O projeto cita riscos que o profissional da enfermagem está sujeito, ao relatar que são inúmeros e envolvem grande complexidade em decorrência da assistência direta e indireta aos pacientes. “O trabalho envolve manuseio de materiais perfurocortantes e coloca o profissional de saúde em exposição a fluidos biológicos, riscos químicos, físicos, fisiológicos, psíquicos, de radiação e de contaminação”. 

“Jornadas de 30 horas fazem com que o profissional trabalhe por menos tempo e, consequentemente, mais alerta, evitando riscos”, conclui.