O Procon Goiás iniciou nesta quarta-feira (2) uma parceria com o Procon de Goiatuba para intensificar a fiscalização dos postos de combustíveis na cidade. Os fiscais percorreram 11 estabelecimentos para verificar a prática de possíveis irregularidades por meio de testes de qualidade, para evitar adulteração, e quantidade, que pode detectar se o consumidor está pagando a mais e levando menos.
Todos os onze postos foram notificados para apresentar as notas fiscais de compra e venda no período de 2 de janeiro a 2 de fevereiro. As empresas terão o prazo de cinco dias corridos para apresentar a documentação. Dois dos postos visitados foram autuados por não fixar cartaz, em local visível ao consumidor, com os dizeres “na hora de abastecer, escolha etanol”. A determinação consta no artigo 3º da Lei Estadual 20.810/2020.
Alimentos apreendidos
Uma loja de conveniência também foi autuada pela venda de cerca de 40 kg de produtos impróprios para o consumo: frango, apresuntado e queijo. A ação se estende nesta quinta-feira (3) em postos e em outros segmentos do comércio de Goiatuba. Dos 246 municípios goianos, apenas 33 possuem Procons. A criação dos órgãos de defesa do consumidor é uma atribuição do Poder executivo local.
Leia mais: Governo lança “Patrulhas Mecânicas Regionais” para recuperar vias municipais em Goiás