A menos de um mês à frente no cargo, o comandante do Exército, Júlio César de Arruda, acaba demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste sábado (21), de acordo com a TV Globo.
O comandante militar do Sudeste, Tomás Miguel Ribeiro Paiva, deve substituir o general Júlio César.
Depois de uns dissabores entre alguns militares e membros do governo Lula, este se reuniu na sexta-feira (20) com os comandantes da Marinha, Aeronáutica, ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, além de Júlio César. Em pauta, as manifestações de 8 de janeiro, em Brasília.
O agora ex-comandante havia assumido o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, que acabou sendo uma decisão — à época — da equipe de transição de Lula para que a troca do comando ocorresse antes da posse do petista — em primeiro de janeiro.
O general Júlio César de Arruda tem 63 anos de idade. Seguindo uma política de hierarquia, o presidente Lula o escolheu por ele ser o general mais antigo do Exército.
O presidente Lula está em viagem a Roraima visitando a comunidade indígena Yanomami após o Ministério da Saúde declarar estado de emergência pública devido à situação sanitária no local.
Leia mais: Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 51 milhões