Quase “99% fechado”, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve disputar a reeleição pelo Partido Liberal (PL), em 2022. A informação foi confirmada num áudio do presidente da sigla Valdemar da Costa Neto.
Bolsonaro foi eleito, em 2018, pelo PSL, mas deixou o partido após desentendimento com o presidente Luciano Bivar. Depois tentou fundar o Aliança pelo Brasil, contudo sem sucesso por não ter conseguido alcançar o número de assinaturas suficientes exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 492 mil.
Nos últimos meses, Jair Bolsonaro vinha ‘namorando’ o Republicanos e o PP, mas as conversas foram caminhando mesmo para o PL, onde o chefe do Executivo poderá ter mais liberdade e voz dentro da sigla.
O PL poderá também receber diversos parlamentares, sobretudo do PSL, com a ida de Bolsonaro. Há vários políticos com mandatos que já se expressaram que apenas esperam o ‘ok’ do presidente para filiarem-se à sigla escolhida do presidente.
O presidente foi eleito em 2018 com mais de 58 milhões de votos. Disputou o segundo turno contra o petista Fernando Haddad.
O próximo pleito, indicam as pesquisas, poderá ter uma disputa no segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva (PT), este aparece liderando as pesquisas últimas.
Leia mais: Sine Municipal de Goiânia oferece 739 vagas de emprego