O presidente Jair Bolsonaro (PL) comemora a queda no número de homicídios no Brasil e explica que o resultado ocorre em razão da liberação de armas no país.
A fala do chefe do Executivo ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) na tradicional conversa com os apoiadores, na porta do Palácio da Alvorada, em Brasília.
“Vocês viram que os homicídios com arma de fogo caíram? Menos número histórico. A imprensa não fala. Entre outras coisas, a liberação das armas para o pessoal de bem, já que o cara pensa duas vezes antes de fazer alguma besteira”, declarou.
Jair Bolsonaro brincou ao comentar que a mídia não deu a repercussão que deveria com essa notícia e afirmou que se fosse o contrário a imprensa já estaria lhe culpando.
“Agora, se tivesse aumentado, quem seria o culpado?”, ironizou.
Também em 2021, o governo federal comemorou a redução de homicídios relacionando a queda à liberação de armas, que segundo o presidente tem relevância nesse resultado. Ainda em 2021, o Ministério de Comunicação realizou uma campanha para apontar essa relação.
“Mais legítima defesa, menos mortes e violência”, dizia a campanha.
A preocupação com a segurança pública é uma das bandeiras defendidas pelo presidente Bolsonaro desde o início de sua gestão, em 2019. Os apoiadores do governo também entendem que mais armas nas mãos de pessoas preparadas, segundo eles, garantem tranquilidade e menos violência.
Leia mais: Nova pesquisa CNT aponta liderança de Lula e crescimento do presidente Jair Bolsonaro