O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera pesquisa na corrida ao pleito, em outubro, no estado de Goiás. Números divulgados nesta segunda-feira (8), pelo Paraná Pesquisa, apontam uma vantagem expressiva do capitão do Exército.
De acordo com a pesquisa, na estimulada, Jair Bolsonaro tem uma vantagem de 15% em relação ao segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em terceiro lugar, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 5,5%.
Jair Bolsonaro (PL) — 45,1%
Lula (PT) — 30,5%
Ciro Gomes (PDT) — 5,5%
Simone Tebet (MDB) 2,1%
Pablo Marçal (Pros) — 1,4%
André Janones (Avante) 0,8%
Vera Lúcia (PSTU) 0,6%
Roberto Jefferson (PTB) 0,4%
Leonardo Péricles (UP) 0,2%
Eymael (DC) 0,1%
Felipe D’Avila (Novo) 0,0%
Sofia Manzano (PCB) 0,0%
Não sabe/Não respondeu — 5,5%
Nenhum/Branco/Nulo — 7,8%
André Janones já retirou seu nome da disputa e divulgu apoio à candidatura de Lula. Goiás é um dos estados brasileiros mais visitados pelo presidente do país, outras pesquisas também colocam-no em posição à frente dos demais candidatos quando os goianos são consultados.
Em relação à espostânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Jair Bolsonaro também aparece na dianteira da pesquisa à frente de Lula com larga vantagem. Ciro Gomes também aparece em terceiro lugar.
Jair Bolsonaro (PL) — 29,3%
Lula (PT) — 19,4%
Ciro Gomes (PDT) — 1,4%
Pablo Marçal (Pros) — 0,6%
Simone Tebet (NDB) — 0,6%
Eymael (DC) — 0,1%
Vera Lúcia (PSTU) 0,1%
Outros nomes citados — 0,1%
Não sabe/Não respondeu — 5,4%
Nenhum/Branco/Nulo 8,6%
Jair Bolsonaro escolheu outro general para ser seu vice na eleição em outubro. Braga Neto acabou sendo o preferido do chefe do Executivo. Assim como em 2018, quando Hamilton Mourão, general da reserva do Exército, foi escolhido, agora haverá de novo uma chapa militar com a icumbência de se manter no Palácio do Planalto.
Lula da Silva surpreendeu quando escolheu um histórico adversário para ser seu vice. O ex-governador de São Paulo (PSB), ex-PSDB, Geraldo Alckmin aceitou o projeto de ir às urnas com Lula.
De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-09828/2022 para o cargo de Presidente.