A Prefeitura de Goiânia lançou na manhã desta segunda-feira (25), o programa “Smart Educação”, com objetivo de melhorar a Educação e capacitar crianças e profissionais. O projeto conta com novos serviços digitais para alunos, pais e professores. Durante o evento, realizado no Teatro PUC, 135 escolas receberam kits tecnológicos do Aula Digital, projeto promovido em parceria com a Fundação Telefônica Vivo.
De acordo com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a intenção cada vez mais é inserir crianças e adolescentes no mundo tecnológico. “O mundo inteiro hoje trabalha com tecnologia, com inovação, e Goiânia está caminhando para isso, para se tornar cidade inteligente”, disso em coletiva de imprensa.
Ainda segundo Rogério Cruz, em 2022, 100% dos alunos estarão de volta as aulas presenciais. Cruz também ressaltou a importância da vacinação para a volta do convívio. “Precisamos ter alunos, crianças, jovens e adolescentes voltados para a tecnologia”, disse o prefeito, em coletiva de imprensa.
Smart Educação
O Smart Educação é um projeto que tem como objetivo melhorar a estrutura tecnológica das unidades de ensino da capital e integrar conteúdos digitais em um único ambiente virtual: o Conexão Escola.
Entre os novos serviços que serão lançados, estão a Midiateca, biblioteca digital com infinitas possibilidades e novos materiais didáticos; o EAD Cloud, plataforma de ensino à distância que vai reforçar o conteúdo repassado em sala de aula; e o Mobile World, espaço para formação dos professores.
Confira os principais projetos do Smart Educação:
Wi-fi Estudante/Professor: wi-fi gratuito para estudantes e professores no ambiente escolar;
EAD Cloud (Portal Conexão Escola): plataforma de ensino a distância disponível para atividades complementares para os alunos;
Toolbox: iniciativa que agrupa vários aplicativos avaliados por professores de todo país para melhorar o aprendizado;
Mobile World (Moodle SME): iniciativa vai garantir o acesso a conteúdos no celular/on-line para completar a formação pedagógica dos professores.
Projeto Aula Digital: disponibilização de kits tecnológicos para escolas de Goiânia. Os itens já foram enviados para. 35 escolas. Nesta segunda-feira (25/10), os kits serão disponibilizados para outras 135 unidades.
Biblioteca Virtual (Midiateca): biblioteca virtual com infinitas possibilidades e materiais didáticos. Livros, tour por museus e jogos educacionais estarão na palma das mãos dos estudantes.
Laboratório Maker: implantação de laboratórios de robótica para fomentar a cultura maker nas Escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral. O primeiro laboratório será entregue na próxima quinta-feira (28), na Escola Municipal Alice Coutinho.
Leia mais: Família conta história curiosa de Iris durante internação: “tenho ciúmes dessa cidade”