Terá início nessa segunda-feira (8) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação. O evento será lançado pela prefeitura de Goiânia na Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos (USF, às 8h.
De acordo com a gestão municipal, a campanha tem o intuito de reduzir risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, além de atualizar carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.
Até o dia 9 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacinação, que será no dia 20 de agosto.
A prefeitura explica que o público-alvo contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP).
Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
As vacinas estarão disponíveis em 72 locais do município. A lista com as salas de vacinação e o horário de funcionamento está disponível na página do ImunizaGyn, no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).
Leia mais: Agexp declara apoio à candidatura de Marconi e faz críticas às declarações de Jorge Kajuru