Depois da informação de suspeita de casos de rubéola em crianças de um CMEI, em Goiânia, a Secretaria Municipal de Goiânia (SMS) emitiu nota — nesta quarta-feira (8) — a propósito da suspeita e explicou que recebeu na do Laboratório Lacen, resultado dos exames.
O diagnóstico — ainda segundo a SMS — das quatro crianças foi negativo para rubéola, sarampo e dengue. Ainda de acordo a secretaria, a pasta continuará acompanhando as crianças.
Mais cedo, a secretaria monitorava quatro crianças de um mesmo CMEI suspeitas de estarem com rubéola. Conforme a pasta, elas foram afastadas da unidade de ensino infantil e ficaram isoladas aguardando o resultado dos testes.
A secretaria informou ainda que foi realizado o bloqueio vacinal contra a rubéola no local, e a ação de vacina em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos, e nas próprias crianças com suspeita de doenças exantemáticas, como a rubéola e o sarampo.
A pasta salientou também que em Goiânia não há nenhum caso confirmado de rubéola em 2021 e 2022.
Ainda de acordo com a secretaria, em 2021 a cobertura vacinal contra sarampo, rubéola e caxumba foi de 83,3% na capital. Em 2022, segundo a pasta, a estimativa parcial é de 65,7%.
Leia mais: Goiás adquire dez drones para ampliar ações de fiscalização ambiental