Nos nove primeiros meses de 2025, a Prefeitura de Goiânia retirou das ruas 1.142.851 toneladas de resíduos e entulhos, resultado do trabalho conjunto entre o Consórcio Limpa Gyn, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). A população separou corretamente 23.805 toneladas de materiais recicláveis — papel, vidro, plástico e metais — demonstrando maior engajamento na reciclagem.
A Comurg informou que varreu 1,1 milhão de km de vias e catou 43,2 milhões de m², mantendo ruas, praças e calçadas limpas. A remoção de resíduos ultrapassou 49,8 mil toneladas, e a limpeza em nascentes preservou mais de 2 milhões de metros quadrados de áreas verdes.
“Foram executadas roçagens manuais em 1,1 milhão de metros quadrados e roçagens mecanizadas em 19 milhões de metros quadrados, reforçando o compromisso da Companhia com a conservação urbana e o bem-estar da população”, destacou o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.

Drenagem urbana e sustentabilidade
A Seinfra também mantém um trabalho contínuo de limpeza e manutenção da cidade, com foco na drenagem urbana e na destinação correta de resíduos. Desde janeiro, a equipe realizou 34.385 limpezas de bocas de lobo e manteve 86,7 mil metros de rede de drenagem.
“As equipes executaram ainda a limpeza de 762 bueiros e pontes e a vídeo-inspeção de 70,4 mil metros de galerias de águas pluviais, garantindo o bom funcionamento do sistema e prevenindo alagamentos. No mesmo período, a rede de drenagem recebeu 586,4 mil toneladas de resíduos removidas, mostrando o compromisso da pasta com limpeza urbana e sustentabilidade, afirmou o secretário Francisco Lacerda.
Leia Mais: Advogada esclarece direitos do consumidor sobre troco, cancelamento de serviços e compras online
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Consciência urbana e prevenção no período chuvoso
Com a proximidade do período de chuvas, a Prefeitura reforça a importância do descarte correto do lixo. Coloque os resíduos em sacos bem fechados e próximos ao horário da coleta, para evitar que a água os arraste e bloqueie as galerias pluviais.
A orientação se torna importante após o temporal de 23 de setembro, quando 78 mm de chuva em 1h30 causaram alagamentos e quedas de árvores. As equipes emergenciais foram mobilizadas para desobstruir bueiros e ruas afetadas.

Engajamento coletivo
Para o prefeito Sandro Mabel, a colaboração dos moradores é essencial para manter a cidade limpa e segura.
“Seguimos trabalhando para melhorar a limpeza em Goiânia, mas a prefeitura precisa da ajuda de todos. Respeitar os dias e horários da coleta e fazer o descarte correto de resíduos são atitudes simples e que fazem muita diferença, principalmente agora com a chegada das chuvas mais fortes, que arrastam esses materiais para os bueiros e provocam alagamentos”, frisou.