27.8 C
Goiânia
quarta-feira, 21, maio 2025
- Anúncio -

Prefeitura de Goiânia reforça importância da atenção primária para reduzir sobrecarga na rede de urgência

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia tem alertado a população sobre a importância de buscar a rede de atenção primária de saúde para casos não urgentes. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 41% das consultas ambulatoriais ofertadas nas unidades básicas entre janeiro e abril deste ano não foram realizadas por falta de procura. Enquanto isso, os serviços de urgência e emergência registram aumento contínuo na demanda.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, essa inversão no uso do sistema prejudica tanto o atendimento quanto a gestão. “Temos notado um número crescente de pacientes nas unidades de urgência, ao mesmo tempo em que boa parte das consultas agendadas na atenção primária não são ocupadas. Essas consultas são essenciais para o acompanhamento integral da saúde e prevenção de doenças”, explicou.

Estrutura disponível

Entre janeiro e abril, a rede básica da capital disponibilizou 458.460 consultas com clínico geral e médico da família, 20.200 com pediatra e 20.700 com ginecologista. Você pode agendar presencialmente nas unidades de saúde. Também há agendamento pelo WhatsApp (62) 3524-6305 ou pelo 0800 646 1560 (apenas para telefone fixo).

O médico da SMS Frank Cardoso lembra que a atenção primária resolve, em média, 85% das demandas de saúde, conforme estimativa do Ministério da Saúde. “Buscar o sistema apenas na hora da urgência é um erro. Na atenção básica é possível controlar doenças como hipertensão e diabetes, acompanhar o crescimento das crianças, orientar os pais e prevenir situações graves como AVCs ou complicações respiratórias”, afirmou.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia avança na regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal com foco em segurança alimentar

Cuidado contínuo

Frank destaca que o atendimento nas unidades básicas permite identificar precocemente alterações de saúde e realizar orientações que evitam complicações. “Na pediatria, por exemplo, é onde se acompanha todas as fases do crescimento infantil e onde os pais recebem apoio e instruções claras sobre como agir diante de situações comuns, como febres ou diarreias.”

Impacto na gestão

Além dos prejuízos diretos à saúde da população, o uso inadequado da rede de urgência compromete o funcionamento do sistema como um todo. “Vivemos um momento de calamidade financeira, com recursos escassos. “O uso equivocado da urgência gera filas, desperdício de insumos e sobrecarga das equipes, comprometendo os indicadores e a eficiência do sistema”, afirmou Pellizzer.

Mesmo diante desse cenário, a Prefeitura tem investido na ampliação e qualificação da atenção primária. Recentemente, o município contratou mais de 150 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, a SMS distribuiu novos insumos, reforçou a infraestrutura das unidades e abriu novas salas de vacinação.

“Fizemos nossa parte ao estruturar a rede básica. Agora, é fundamental que a população também faça a sua, buscando o atendimento correto para cada situação. A atenção primária é a porta de entrada ideal do SUS”, completou o secretário.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -