A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou inspeções em lotes baldios no Setor Santo Hilário para combater a proliferação de escorpiões. Durante a ação, equipes da Vigilância em Zoonoses orientaram moradores sobre medidas de prevenção e controle.
De acordo com o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Carlos Lemos, já foram recolhidos 95 escorpiões na capital em 2025. “A picada pode ser letal, principalmente para crianças e idosos. Nossa recomendação é que, ao encontrar um escorpião, a área seja isolada e a remoção seja feita por profissionais da Vigilância em Zoonoses”, explicou. Ele também destacou que, nos dois primeiros meses do ano, as equipes realizaram mais de 270 visitas técnicas para orientar a população e implementar medidas de controle.
Medidas para evitar escorpiões
A SMS alerta que a presença de escorpiões está ligada à disponibilidade de abrigo e alimento. Segundo o biólogo Wellington Tristão, esses animais costumam se esconder em frestas de muros, paredes e rochas, além de telhas, folhas secas e troncos em decomposição. Além disso, sua principal fonte de alimento são baratas, aranhas e larvas de insetos.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Goiás abre inscrições para quatro editais do Fundo de Arte e Cultura
Para reduzir o risco de infestação, é essencial:
- Eliminar locais que possam servir de abrigo;
- Utilizar telas de proteção em janelas e ralos;
- Manter caixas de esgoto e tubulações bem vedadas;
- Evitar acúmulo de entulho, restos de materiais de construção e folhas secas;
- Armazenar materiais de construção sobre paletes e afastados das paredes.
A Vigilância em Zoonoses reforça que, ao avistar um escorpião, a população deve acionar os serviços especializados para garantir a remoção segura.