32.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, agosto 2025
spot_img

Prefeitura de Goiânia realiza vistorias compulsórias em imóveis para combater focos de dengue 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta quinta-feira (21/8), vistorias compulsórias em imóveis fechados ou abandonados na Região Leste da cidade. A ação envolve agentes de combate a endemias, auditores da Vigilância Sanitária, guardas civis e chaveiros, com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, afirmou que a abertura dos imóveis ocorre de forma técnica, preservando as condições do local.
“Em seguida, realizamos uma inspeção minuciosa para encontrar e eliminar focos do mosquito. É uma ação que visa proteger a saúde coletiva e reduzir os riscos de epidemia”, explicou. 

Na Região Leste, 60 imóveis foram mapeados pela SMS para vistoria. Logo no primeiro endereço fiscalizado, as equipes identificaram uma piscina abandonada e recipientes com água parada. O gerente de fiscalização da Diretoria de Zoonoses, Jadson Moreira, aplicou uma multa de R$ 10 mil ao proprietário.

Balanço das ações 

Desde o início do ano, Goiânia já registrou 22.285 casos de dengue e 17 óbitos confirmados. Também foram notificados 101 casos de chikungunya. 

No mesmo período, a força-tarefa da Prefeitura realizou mais de 600 vistorias compulsórias, resultando em 250 autuações e na eliminação de 1.120 focos do mosquito. 

As ações têm amparo na Lei Federal 13.301/2016, que autoriza a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos e privados em casos de abandono ou ausência de moradores, quando necessária para conter epidemias. 

Leia Mais: Comurg realiza manutenção em 66 praças da Região Noroeste de Goiânia 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Importância da prevenção 

“Esse tipo de trabalho precisa ser contínuo, e não apenas no período chuvoso. O descuido coloca em risco não só a casa do proprietário, mas toda a vizinhança”, reforçou Moreira. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -