A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), iniciou nesta quinta-feira (20) a limpeza das redes de drenagem em diversos setores da cidade. A ação visa prevenir o entupimento de bocas de lobo e poços de visita, além de minimizar os alagamentos causados pelo acúmulo de lixo e sedimentos levados pelas chuvas. As intervenções acontecem nos setores Parque Santa Rita, Vila Mutirão I e Leste Vila Nova, com o uso de métodos manuais e caminhões hidrojato.
Na Rua VMO, no Setor Vila Mutirão I, a equipe do hidrojato realizou a limpeza do poço de visita e da boca de lobo da região. Já no Setor Marista, na Rua 1124, e na 5ª Avenida, no Setor Leste Vila Nova, outras equipes fazem a limpeza manual das bocas de lobo. Diariamente, cerca de 16 equipes são responsáveis pela desobstrução das redes de drenagem, retirando, em média, 84 toneladas de lixo das galerias e bueiros.
A limpeza contínua das redes de drenagem é uma medida importante para prevenir alagamentos, especialmente após fortes chuvas. O lixo lançado de forma irregular nas vias públicas é um dos principais responsáveis pelos entupimentos das bocas de lobo e bueiros da capital.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Goiás abre inscrições para Aluguel Social em 13 novos municípios
Multas para quem joga lixo nas ruas
É importante lembrar que jogar lixo nas ruas é proibido e pode resultar em multa. Além disso, essa prática pode ser considerada um crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998. Em Goiânia, a Lei nº 9.9922 determina a aplicação de multa ao cidadão flagrado jogando lixo nos logradouros públicos. A população pode denunciar irregularidades ligando para o número 161 da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) ou pelo aplicativo Prefeitura 24h.