A Prefeitura de Goiânia vai ampliar o sistema de metronização — tecnologia que utiliza inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus nos cruzamentos com semáforos — para outros corredores e faixas exclusivas da capital. A ferramenta já está em funcionamento no BRT Leste-Oeste, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, onde provocou aumento significativo na velocidade média dos coletivos, que saltou de 15 km/h para 22 km/h. A meta da gestão é alcançar 25 km/h nos próximos meses.
O prefeito Sandro Mabel planeja levar a inovação a 200 quilômetros de corredores nos próximos quatro anos. O objetivo é tornar o transporte coletivo mais ágil e atrativo para a população. “Além dos dois eixos do BRT, vamos expandir a metronização para as demais linhas e faixas exclusivas. A ideia é fazer com que o goianiense prefira o ônibus ao carro”, afirmou.

Menos paradas, mais fluidez
A tecnologia opera com sensores instalados nos ônibus e nas vias. Esses dispositivos enviam dados em tempo real para uma central. Ao identificar a aproximação dos veículos, ela libera automaticamente os semáforos, reduzindo paradas e melhorando a fluidez do trânsito.
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o número de paradas de ônibus caiu de quatro para apenas uma no trecho onde o sistema já está ativo. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, reforça que os ganhos operacionais tendem a crescer com a implementação da tecnologia em novos trechos. “O próximo será o segmento de 6 km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, previsto para começar a operar até o fim do segundo semestre”, adiantou.
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Transporte sob demanda também será retomado
Como parte da estratégia de modernização do transporte público, a Prefeitura também deve retomar a operação de ônibus menores sob demanda, conhecidos como “citybus”. A medida visa oferecer mais opções de deslocamento e aumentar a eficiência do sistema, atraindo novos usuários para o transporte coletivo.