A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), disponibiliza quatro opções de pagamento do IPTU e do ITU 2026. O contribuinte que optar pela quitação à vista até 20 de fevereiro terá desconto de 10% no valor total do imposto.
Os Correios enviaram os boletos do IPTU aos contribuintes. O cidadão também pode emitir a guia pelo site oficial da Prefeitura, em goiania.go.gov.br, no banner “IPTU e ITU 2026 – Consulte e emita seu boleto aqui”. Para o ITU, o contribuinte pode usar o mesmo procedimento on-line ou comparecer a qualquer unidade do Atende Fácil.
Formas de pagamento
O contribuinte pode escolher entre as seguintes modalidades:
- Pagamento à vista com 10% de desconto
- Parcelamento em até 11 vezes iguais, sem desconto
- Parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o desconto do boleto, com juros conforme a instituição financeira
- Pagamento via PIX, utilizando o QR Code impresso na guia
O secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira, reforça que o desconto concedido na cota única representa vantagem significativa ao contribuinte.
Leia Mais: Orquestra Sinfônica de Goiânia abre temporada 2026 com concerto “Raízes e despedidas”
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
Destinação dos recursos
De acordo com a Secretaria da Fazenda, a arrecadação do IPTU é essencial para o cumprimento da Lei Orçamentária Anual. A Constituição Federal determina que o município destine 25% do valor arrecadado à Educação, incluindo CMEIs e creches. O texto também obriga o repasse de 15% à Saúde, para manter UPAs e serviços da rede pública. O município aplica os 60% restantes na manutenção da cidade.
A Prefeitura destaca que os valores já estão previstos no orçamento municipal e são fundamentais para garantir o funcionamento dos serviços públicos ao longo do ano.


