A Prefeitura de Goiânia lançou, nesta terça-feira (13), o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), com o objetivo de agilizar o atendimento médico especializado na rede municipal. Durante o evento no Paço Municipal, o prefeito Sandro Mabel anunciou a destinação de quase R$ 5 milhões para a execução imediata do programa, que tem apoio do Ministério da Saúde.
Segundo Mabel, o novo modelo vai eliminar as filas fragmentadas da regulação. A partir de agora, o paciente será incluído em uma fila única para um pacote completo de atendimento: consulta com especialista, exame diagnóstico e retorno, com prazo máximo de 60 dias. “Vamos acabar com as filas, é um compromisso que assumi com a população”, afirmou o prefeito.
Mabel também reforçou que abriu mão do próprio salário até que a saúde da capital apresente melhorias. “Esse dinheiro eu uso para comprar remédios, insumos e equipamentos. Tenho feito visitas nas unidades em todos os horários para conferir de perto o que está sendo entregue à população”, disse.

Parceria com o Governo Federal
Presente ao evento, o diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira de Faria, elogiou a postura do prefeito e reafirmou o apoio do governo federal. “O prefeito Mabel veste a camisa do SUS. Goiânia pode contar com o Ministério da Saúde para cuidar da saúde do seu povo”, declarou.
Oliveira destacou ainda a necessidade de ações conjuntas entre os entes federativos. “Nossa bandeira é a do povo brasileiro. Vamos trabalhar para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado”, reforçou.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Governo de Goiás reforça atendimento com novos profissionais para Regulação e Siate
Atendimento mais eficiente e menos complicações
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, explicou que o novo programa vai permitir intervenções mais rápidas em casos que poderiam evoluir para quadros mais graves. “O PMAE propõe um novo modelo de financiamento e acesso, fundamental para melhorar a atenção básica e prevenir complicações nos pacientes”, pontuou.
Redução de filas e eficiência nos serviços
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás, Fabrícia Fleury, comemorou o protagonismo da capital com a adesão ao PMAE. “Estamos falando de reduzir filas, ampliar o acesso e modernizar o financiamento da saúde. O programa chega com força para tornar o diagnóstico mais ágil e os tratamentos mais eficientes”, avaliou.
Também participaram do evento o deputado estadual Mauro Rubem e a vereadora Kátia Maria.