Goiânia segue em alerta amarelo devido à possibilidade de chuvas e rajadas de vento moderadas até esta quinta-feira (25), segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A capital registrou fortes chuvas com granizo nesta terça-feira (23), acumulando até 78 mm de precipitação em pouco mais de uma hora, além de rajadas de vento de até 35 km/h, provocando alagamentos, quedas de árvores e danos em estruturas, como o telhado de uma unidade de saúde.

Vistoria do prefeito e mobilização das equipes
O prefeito Sandro Mabel (UB) percorreu a cidade para vistoriar os danos e acompanhou o trabalho do Gabinete de Crise, que acionou equipes da Seinfra, Comurg, SET e Defesa Civil. Ele destacou que não houve registros de veículos arrastados por enxurradas ou pessoas ilhadas. “Pelo tamanho da chuva e intensidade, a cidade respondeu bem”, afirmou.
As equipes atuaram na desobstrução de vias, remoção de árvores caídas, limpeza urbana e apoio à população. A SET deu suporte em interdições e restauração de semáforos em pontos estratégicos, como Marginal Cascavel, Avenida 85, T-13 com T-15 e Avenida Anhanguera.

Recuperação da Marginal Botafogo
A Seinfra atua na recuperação do talude da Marginal Botafogo, na altura da Rua 44, sentido Norte-Sul, que sofreu erosão após o temporal. A primeira etapa prevê a estabilização da estrutura com um muro de contenção, seguida do corte do talude e instalação de manilhas com solo, formando um reforço.
Enquanto os trabalhos avançam, a pista da esquerda segue interditada e agentes da SET monitoram e sinalizam a via para segurança dos motoristas.
Outras áreas em monitoramento
A Seinfra também identificou focos iniciais de erosão nas ruas 78 e 72, no Jardim Goiás, e no Residencial Beatriz Nascimento.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia aplica Exame Bimestral do Ensino Fundamental para alunos da EJA
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Limpeza urbana e manutenção da drenagem
A Comurg realizou a remoção de galhadas, entulhos e lama em várias regiões da cidade, recolhendo 108 toneladas de resíduos apenas na madrugada de quarta-feira (24). Paralelamente, a prefeitura mantém manutenção contínua da rede de drenagem, com limpeza de bocas de lobo, ramais, poços de visita e bueiros, além da coleta de resíduos irregulares.
De janeiro a setembro, foram limpas 24.330 bocas de lobo, 79.444 metros de ramais, 401 poços de visita e 678 bueiros, removendo 3.555 toneladas de entulho. O Consórcio Limpa Gyn recolheu 506,6 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente entre janeiro e agosto.
O Lucas Gontijo Borges, diretor da Seinfra, destaca que a população precisa colaborar. Essa ação reduz alagamentos e garante o funcionamento da rede de drenagem. “Quanto menos resíduos forem descartados de forma irregular, mais eficiente será o escoamento e menor o risco de alagamentos”, afirmou.

Orientações à população
A Defesa Civil e a concessionária Equatorial Goiás orientam os moradores a:
- Evitar transitar durante chuvas fortes;
- Não estacionar veículos sob árvores;
- Desligar aparelhos eletrônicos;
- Em caso de fios caídos, acionar imediatamente a concessionária ou Corpo de Bombeiros.
Segundo o Cimehgo, a instabilidade deve persistir nos próximos dias. O órgão prevê risco de granizo e ventos fortes, acima de 40 km/h, em Goiânia e em outros municípios goianos.
